Mundo

Polícia francesa desactiva dispositivo deixado na catedral de Toulouse em plena missa

None
Foto Getty Images

As forças de segurança francesas desativaram hoje de manhã um dispositivo artesanal sem mecanismo de ativação que um homem colocou em frente ao altar da catedral de Toulouse, a meio da missa, tendo já sido capturado pela polícia.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, explicou na sua conta de Twitter que a operação policial conseguiu ser concluída "graças à rápida intervenção dos serviços de eliminação de bombas" e sem vítimas.

O suspeito foi detido ao início da tarde, informou o procurador de Toulouse, acrescentando que o homem era conhecido das autoridades, por conduzir embriagado e por desacatos.

Para já, as autoridades afastam a hipótese de ataque terrorista.

Simon d'Artigue, sacerdote da catedral de Saint Étienne, em Toulouse, no sul de França, explicou que durante a missa matinal um homem entrou por uma das portas da basílica e deixou uma mala junto às escadas que conduzem ao altar.

Embora o sacristão que cuidava das velas tenha tentado impedi-lo, não conseguiu e o homem acabou por sair pela mesma porta por onde tinha entrado.

Os líderes religiosos decidiram proceder à retirada das cerca de 40 pessoas que se encontravam no interior e notificaram as forças de segurança, que estabeleceram um perímetro de segurança.

Dentro da embalagem suspeita havia um dispositivo com ácido, mas não estava equipado com mecanismo de ativação, segundo o jornal La Dépêche du Midi.

O episódio acontece nas vésperas da primeira volta das eleições presidenciais em França, que decorre no próximo domingo.