Mundo

Teixeira Duarte considera difamatória imputação de alegada corrupção

None
Foto Global Imagens

A Teixeira Duarte considerou hoje serem "difamatórias" as imputações de corrupção pelo alegado pagamento a funcionários estatais da Venezuela por um contrato de modernização do porto da La Guaira.

"A Teixeira Duarte tomou conhecimento de uma notícia veiculada a partir da Venezuela com imputações de ações ilícitas à Teixeira Duarte, que se contestam em absoluta e que são difamatórias", defendeu a construtora, em resposta à Lusa.

Por outro lado, empresa disse não ter conhecimento de qualquer notificação das autoridades venezuelanas em relação às alegações.

Segundo o El Nuevo Herald, citado pela agência Efe, a procuradoria venezuelana está a investigar o alegado pagamento na ordem das "dezenas de milhões" pela construtora portuguesa Teixeira Duarte a funcionários estatais, em troca de um contrato de modernização do porto da La Guaira.

"As denúncias apresentadas ao Ministério Público do regime de Nicolás Maduro acusam a construtora portuguesa Teixeira Duarte de pagar, através de empresas fictícias, a funcionários venezuelanos por contratos para a expansão do porto de La Guaira, construção de uma rodovia e operação no porto por 20 anos", avançou o jornal de Miami El Nuevo Herald, citado pela agência Efe.

Segundo a mesma publicação, a investigação ainda não deu origem a acusações e alguns dos funcionários em causa residem nos Estados Unidos.

O empresário Jorge Hernández Fernández é apontado como uma "figura central" no processo por, alegadamente, ter servido de intermediário da operação.

O jornal cita ainda uma carta do advocado suíço Cedric Aquet, que representa o empresário, datada de 2017, na qual é explicado que Hernández tem um acordo que lhe concede 6% de todas as receitas do projeto portuário que ainda não teriam, à data, sido liquidados, motivo pelo qual o mesmo ameaçava recorrer à justiça.

A expansão do porto de La Guaira foi concluída em 2015.