A Guerra Mundo

Presidente da câmara de Irpin diz que cidade está "livre do horror russo"

None
Foto Global Imagens

A cidade ucraniana de Irpin, nos arredores noroeste de Kiev, foi libertada das tropas russas, anunciou o presidente da câmara local, Oleksandr Markushyn, na sua conta no Telegram.

"Irpin está livre do horror russo. Glória à Ucrânia", é a mensagem divulgada pelo presidente da câmara, segundo indica o portal de notícias ucraniano Ukrinform.

No entanto, Markushyn pede aos cidadãos que não regressem para já, indiciando que "a situação continua a ser muito perigosa".

A cidade de Irpin, considerada uma porta para Kiev, foi palco de combates entre as tropas russas, que pretendem chegar à capital, e o exército ucraniano.

No final da semana passada, a Rússia anunciou que a primeira fase da operação militar estava concluída e que iria concentrar esforços na região ucraniana de Donbass.

A invasão russa -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 33.º dia, causou um número ainda por determinar de mortos civis e militares e, embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a organização confirmou hoje pelo menos 1.151 mortos, incluindo 103 crianças, e 1.824 feridos entre a população civil.