Madeira

Câmara de Lobos aprova programa 'Juventude Activa'

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos lança mais uma edição do programa destinado aos jovens do concelho.

O programa proporcionará a 52 jovens um primeiro contacto com o mundo do trabalho em 19 instituições. As inscrições decorrem entre 1 e 30 de Abril.
O programa proporcionará a 52 jovens um primeiro contacto com o mundo do trabalho em 19 instituições. As inscrições decorrem entre 1 e 30 de Abril.

Foi aprovado esta manhã, por unanimidade, em reunião de Câmara, mais uma edição do programa 'Juventude Activa', organizado pelo Município de Câmara de Lobos.

O programa visa a ocupação dos tempos livres dos jovens, através da experimentação de contextos reais de trabalho de forma a contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais à vida activa, nomeadamente interpessoais, sociais e técnicas. É destinado a jovens residentes no concelho de Câmara de Lobos, com idades entre os 17 e os 25 anos (à data da inscrição).

A candidatura ao programa é realizada 'on-line', mediante o preenchimento de formulário disponível na página oficial da autarquia. Os documentos solicitados devem ser enviados posteriormente por e-mail. A participação de jovens que, à data da inscrição, não tenham completado 18 anos, carece de autorização do encarregado de educação.

As actividades decorrem nos meses de Julho e Agosto, sendo que o período de ocupação dos jovens não excederá 6 horas diárias, com limite máximo de 30 horas semanais.

No presente ano os jovens podem ser colocados em 19 entidades sedeadas em todas as freguesias do Concelho, que promovem actividades em diferentes áreas, nomeadamente, administrativa, atendimento ao público, apoio a crianças, jovens e idosos, entres outras.

Todos os jovens colocados no âmbito desta edição terão direito a seguro de acidentes pessoais, a compensação monetária no valor de 200 euros por mês e um certificado de participação.

Ao longo dos 5 anos que a autarquia promove esta iniciativa, já tiveram contacto com a realidade laboral quase uma centena de jovens. Segundo a vereadora com o pelouro da Juventude, Sónia Pereira, “o interesse dos jovens neste programa tem vindo a crescer ao longo dos anos. Por conseguinte o número de vagas este ano aumentou passando, de 33 para 52".

Tal facto vem confirmar a pertinência da iniciativa e demonstra que os nossos jovens estão cada vez mais cientes da mais-valia desta experiência a nível de enriquecimento do currículo e de potencial fator diferenciador no momento de entrada no mercado de trabalho. Sónia Pereira