Coronavírus País

Bebé nos cuidados intensivos no Hospital São João encontra-se estável

Foto Rui Oliveira/Global Imagens
Foto Rui Oliveira/Global Imagens

O bebé de 13 meses com covid-19 internado na última noite nos cuidados intensivos do Hospital São João, no Porto, e que necessitou de Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO) , "está estável", adiantou hoje a diretora clínica.

Segundo Maria João Baptista, após ter sido ligado a ventilação mecânica, o "bebé foi ficando estável", estando a "equipa clínica a prestar todos os cuidados de que necessita".

"Posso dizer que a situação está controlada", acrescentou.

Fonte daquela unidade hospitalar disse à Lusa que a criança estava internada no Centro Materno Infantil do Norte por covid-19, mas teve que ser transferida para o Hospital de S. João por "alterações cardíacas".

A covid-19 provocou pelo menos 5.710.711 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.171 pessoas e foram contabilizados 2.884.540 casos de infeção, segundo dados de hoje da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.