Coronavírus Mundo

Rainha Isabel II cancela compromissos virtuais devido a sintomas da covid-19

None
Foto AFP

A rainha Isabel II, que testou positivo à covid-19 no domingo, cancelou os compromissos por videoconferência que tinha agendados para hoje, alegando "sintomas leves de constipação", anunciou o Palácio de Buckingham.

A monarca de 95 anos "ainda apresenta sintomas leves de constipação, [e] decidiu que não realizará os compromissos por videoconferência programados para hoje, mas continuará com tarefas leves", acrescentou o Palácio.

A Casa Real Britânica não disse se os restantes eventos programados para esta semana permanecem ou não na agenda, o que vai depender da evolução da saúde de Isabel II.

O Palácio de Buckingham confirmou que a monarca estava infetada com o novo coronavírus no passado domingo, dez dias depois de ter sido anunciado que o seu filho Carlos, o príncipe herdeiro, também estava infetado.

A comunicação social britânica especulou esta semana que Isabel II poderia ser tratada com medicamentos antivirais recentemente aprovados pelos reguladores de saúde para combater o coronavírus SARS-CoV-2, embora ainda não tenha havido uma confirmação oficial a esse respeito.

A recuperação da soberana será observada de perto em antecipação a três eventos públicos que Isabel II "espera participar" no próximo mês, incluindo uma receção diplomática no Castelo de Windsor na próxima semana.

Fontes anónimas citadas pelo jornal Daily Mail preveem que a rainha participe em alguns dos eventos mais "importantes" que marcarão os 70 anos do seu reinado, o Jubileu de Platina, em junho próximo, mas não todos.