Madeira

Santa Cruz reforça Orçamento em mais de 6 milhões e critica Governo PSD/CDS

Através de comunicado, Filipe Sousa explica que "as duas propostas são fruto da dinâmica financeira implementada, a qual faz com que a autarquia tenha hoje um limite de endividamento que ultrapassa os 16 milhões de euros"

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz informou esta quinta-feira que aprovou duas propostas que representam um reforço de quase seis milhões e meio de euros no Orçamento para 2022.

O reforço decorre dos três milhões, oitocentos e cinquenta e três mil euros do saldo de gerência; e de dois milhões, quinhentos e oitenta mil euros de um empréstimo que será contraído pela autarquia.

Através de comunicado, Filipe Sousa explica que "as duas propostas são fruto da dinâmica financeira implementada, a qual faz com que a autarquia tenha hoje um limite de endividamento que ultrapassa os 16 milhões de euros".

Adianta que "o recurso a empréstimos é uma medida de gestão corrente e que a ela vai recorrer sempre que não coloque em causa a saúde financeira do Município. Estabeleceu, por isso, a diferença entre a contracção de uma dívida responsável e legal e a dívida descontrolada e ilegal do passado, que ainda hoje condiciona o pressente e o futuro do Município".

Filipe Sousa sublinhou que "este recurso a empréstimo poderia ser evitado caso o Governo Regional tratasse por igual todas as Câmaras e não estabelecesse apenas contratos-programa com os Municípios do PSD, alguns deles na nova modalidade de executar a obra e depois enviar a factura para o Governo pagar".

Filipe Sousa não entende voto contra da coligação PSD/CDS

O autarca disse ainda não entender o voto contra da Coligação ‘Cumprir Santa Cruz’ à contracção do presente empréstimo, "apesar da mesma estar inserida na lógica habitual de chumbar todo o que permite investimento para depois criticarem que falta investimento".

Autarquia explica a aplicação do empréstimo

A autarquia de Santa Cruz explica que o investimento aprovado se destina "a eixos prioritários, como é a área ambiental, a melhoria da rede viária e outras valências de resposta às necessidades da população e ao projecto integrado de desenvolvimento delineado para o concelho".

Com este empréstimo, a Câmara Municipal de Santa Cruz dá continuidade ao seu plano de desenvolvimento, apostando em áreas que são da sua exclusiva responsabilidade e que são também estruturantes no projecto global de intervenção desta autarquia. Saliente-se a continuidade do investimento no combate às perdas de água e a melhoria da rede viária no concelho. Autarquia de Santa Cruz 

Termina dizendo que a "contracção deste empréstimo é, deste modo, uma responsabilidade não apenas porque feita num quadro de rigor e responsabilidade financeira, mas também porque permitirá continuar a responder às prioridades do concelho em áreas que melhoram o serviço prestado aos nossos munícipes e que reabilitam o território, criando condições de valorização urbanística com os consequentes efeitos positivos na melhoria da qualidade de vida e na atractividade económica do território".