5 Sentidos

Herança, tradições e raízes na 5ª edição de aCORDE

None

Decorreu hoje na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) a '5ª Edição de aCORDE Cordofones Tradicionais Madeirenses' , uma iniciativa que decorre, no âmbito do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses.

 "Manter a viva a nossa herança, recuperar as nossas tradições e não esquecer as nossas raízes" define, assim, Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, esta edição que inclui trabalhos realizados por alunos das escolas do ensino básico e secundário da Região e que frequentam a modalidade artística de artes plásticas.

Com "uma escola que vai muito para além do currículo", afirma Jorge Carvalho, esta é uma iniciativa quer permite manter presente até aos dias de hoje os cordofones tradicionais madeirenses.

A iniciativa contou também com a presença de José Manuel Rodrigues, presidente da ALRAM, que destacou o "empenho, dedicação e trabalho" dos professores e  que "têm feito muito pela música na Madeira".

De igual modo, Jorge Carvalho reforça que hoje fruto da "dedicação dos professores" é possível ensinar as obras aos alunos.

José Manuel Rodrigues termina demonstrando o seu desejo em tornar esta edição num festival.

Esta edição decorre de 1 a 5 de Fevereiro com diversas iniciativas como uma exposição dos cordofones tracionais madeirenses [na Assembleia Legislativa da Madeira], apresentações musicais em vídeo, um concurso regional de cordofones tradicionais madeirenses, concertos e oficinas.