Orçamento Regional Madeira

PS considera que orçamento “deixa muito a desejar”

None
Foto PS

O presidente do PS-Madeira considera que a proposta de Orçamento Regional para 2023 (ORAM 2023) “deixa muito a desejar” no que se refere aos apoios aos madeirenses e porto-santenses.

Sérgio Gonçalves constata que "as medidas apontadas não constituem novidade e já tinham sido anunciadas pelo Executivo, nomeadamente a aplicação do diferencial de 30% nos 3.º e 4.º escalões de IRS, ao contrário da proposta defendida pelo PS de aplicação desse mesmo diferencial em todos os escalões, sem excepção, a exemplo daquilo que já acontece nos Açores".

De acordo com a nota enviada à comunicação social, o líder socialista considera que as medidas de apoio aos madeirenses "deveriam ser mais significativas" e sublinha que este orçamento vem “desmontar uma das grandes mentiras do Governo Regional”, no que se refere à receita extraordinária de IVA que tem à sua disposição em 2022.

O PS apresentou um conjunto de medidas de apoio às famílias, que seria financiado com os 87 milhões de euros que tínhamos como estimativa de receita extraordinária de IVA em 2022 e este orçamento vem demonstrar que essa receita, ao contrário do que diz o Governo Regional e do que disse a maioria PSD-CDS na Assembleia Legislativa, existe mesmo. Sérgio Gonçalves, líder do PS-M

No que se refere ao Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da RAM (PIDDAR), que terá uma dotação na ordem dos 775 milhões de euros, o presidente dos socialistas madeirenses "lamenta que se mantenham as mesmas políticas e prioridades" do passado.

“Desde logo, vemos que, deste total de 775 milhões de euros, 313 milhões, ou seja 40%, são alocados à Secretaria dos Equipamentos e Infraestruturas e isso significa mais cimento, mais betão e as mesmas opções de sempre”, afirmou.