Madeira

Automóveis eléctricos "não são o futuro", mas sim "veículos movidos a hidrogénio", alerta MPT-Madeira

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Salientando que o Plano de Acção para a Energia Sustentável e Clima da Região Autónoma da Madeira (PAESC-RAM) está em período de discussão pública até 29 de Novembro, o MPT Madeira divulgou um comunicado, esta terça-feira, referindo que este documento apresenta mais de 100 medidas para atingir os objectivos de Participação dos recursos energéticos renováveis na produção de electricidade em 55% em 2030 e 95% em 2050 e de Redução do consumo de combustíveis fósseis em relação a 2005 em 45% em 2030 e 85% em 2050.

O MPT considera que, com este elevado número de medidas e sem a sua hierarquização em críticas, importantes e não críticas, a gestão deste Plano será confusa e dificilmente conseguirá atempadamente prever se os objectivos serão alcançados. Em face do exposto, o MPT sugere a hierarquização das medidas tendo em conta a importância para atingir os objectivos.  MPT-Madeira

Segundo este plano, os objectivos serão atingidos através de implementação de produção de energia por fontes renováveis e por diminuição do consumo de energia (i.e., melhoria da eficiência energética “que inclui a redução das necessidades, a melhoria do desempenho e o aproveitamento de fontes de energia renováveis para consumo próprio”).

O MPT diz ter "dúvidas que existirá redução das necessidades, uma vez que o aumento de temperatura poderá levar à necessidade de climatização (ar condicionado) nas moradias".

O Plano inclui a produção de energia por fontes renováveis ainda não em uso, como por exemplo, de fonte oceânica (ondas e marés).

O MPT não discorda desta presunção para 2050, mas discorda para 2030: as centrais de produção de energia eléctrica existentes em 2030 serão as das tecnologias actualmente existentes (em 2022) e comercialmente viáveis. Mais ainda, esses projectos já deverão a estar a ser desenvolvidos actualmente, pois entre a ideia e a implementação decorrem alguns anos, podendo chegar a décadas no caso de tecnologias inovadoras (devido ao financiamento, ao desenvolvimento da própria tecnologia e aos estudos necessários). Pior, o Plano prevê mais do que a duplicação da produção de energia de fonte eólica e solar sem declarar onde é que essa energia será produzida pois, tal como já dissemos, 2030 é já ao virar da esquina e esses projectos já devem estar em andamento, caso forem para estar em funcionamento nessa data.  MPT-Madeira

A concluir, o MPT considera que o futuro não são automóveis eléctricos mas sim veículos movidos a hidrogénio, pelo que a aposta deve ser em produzir energia de fonte renovável e o excesso de produção gerar hidrogénio (tanto para veículos como para produzir energia eléctrica). "Em virtude desta convicção, os carros eléctricos não devem ser apoiados", sentencia.