Turismo Madeira

Funchal assinala Semana do Turismo de 27 a 30 de Setembro

None
Foto Aspress

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de Setembro, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai dinamizar, de dia 27 a 30, a Semana do Turismo, com um calendário de actividades marcado pela apresentação de várias iniciativas, que vão desde exposições, visitas guiadas, lançamento de livro, atribuição de medalha de mérito turístico, e muita animação.

O programa arranca já na próxima segunda-feira, dia 27 de Setembro, no Mercado dos Lavradores, que contará ao longo do dia (das 10 às 17 horas) com diversos momentos de animação, designadamente: actuações de folclore, sessões de showcooking, demostrações de artesanato, entre outros.

Pelas 19 horas, no Salão Nobre da CMF, tem lugar a cerimónia de atribuição da distinção municipal 'Mérito Turístico 2021' aos Carreiros do Monte, "reconhecendo assim o trabalho destes homens que, diariamente, num percurso icónico e emblemático, proporcionam momentos únicos aos turistas que visitam o Funchal e fazem chegar o nome e as imagens da cidade aos quatro cantos do mundo", destaca a autarquia em nota de imprensa.

Por sua vez, no dia 28 de Setembro, das 11 às 12 horas, com início junto à entrada principal do edifício da Câmara Municipal do Funchal, decorre a visita guiada 'A Cidade do Açúcar'. Trata-se de um circuito por locais emblemáticos relacionados com o importante ciclo económico da Madeira, o ciclo do 'Ouro Branco', com passagens pelo Museu A Cidade do Açúcar, Casa João Esmeraldo, Museu de Arte Sacra, e também pelas lojas históricas relacionadas com o açúcar, como é o caso da Fábrica Santo António.

Dia 29 de Setembro às 10 horas, no Átrio da CMF, será inaugurada a exposição 'Concurso de Fotografia e Vídeo, Funchal 2021', uma mostra que reúne os 15 trabalhos vencedores desta iniciativa lançada pela autarquia no passado mês de Junho. Recorde-se que o concurso contou com um total de 99 participantes e estava dividido em cinco categorias: Comércio Tradicional; Cultura e Tradição; Gentes; Mar e Natureza; e Segredos do Funchal.

Por fim, no dia 30 de Setembro, às 16 horas, tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do 'Roteiro Secreto do Funchal', o sétimo livro de uma colecção que desvenda vários temas de interesse turístico-pedagógicos.