Madeira

ANP - Madeira assinala 11.º aniversário

Secção Regional da Madeira garante continuar a lutar pela "dignificação do professor e da carreira docente"

Presidente da secção regional da Madeira, professor Luis Alves
Presidente da secção regional da Madeira, professor Luis Alves

A Associação Nacional de Professores (ANP) – Secção Regional da Madeira celebra esta quarta-feira, 22 de Setembro, 11 anos de existência na Região.

Em nota enviada à comunicação social, a secção destaca que ao longo destes anos tem vindo a crescer em número de associados, o que faz com que seja a "maior associação de professores da Madeira". Para o presidente da secção, professor Luis Alves, o crescimento da ANP Madeira deve-se à confiança que os educadores e professores da Região têm vindo a depositar na instituição, "por isso, para além do orgulho no crescimento é para nós (ANP) uma grande responsabilidade, pois já representamos mais de 20% dos docentes da RAM", dá conta. 

Luis Alves, refere que a ANP tem vindo a crescer ao longo destes anos porque tem feito um trabalho em prol da educação regional e tem estado na linha da frente para que junto da tutela possa apresentar pareceres que dignifiquem a classe de professores tanto a nível regional como a nível Nacional. O presidente destaca ainda que nos últimos dois anos os educadores e professores "foram e são uns heróis na forma como se adaptaram à pandemia".

Foi o desafio das escolas, do ensino e foi então, nessa altura que os educadores e professores se tornaram uns verdadeiros heróis, pois com coragem, determinação, profissionalismo, dedicação e inovação pegaram nas ferramentas que a tecnologia apresentava, sem esmorecer travaram com empenho e garra uma enorme batalha, a de agarrar a atenção de milhões de alunos. Durante este último ano, o país prestou tributo, e bem, aos profissionais de saúde, aos bombeiros, às forças de segurança, às autarquias e aos trabalhadores da designada 'linha da frente' pela forma como responderam à pandemia, no entanto, os educadores e aos professores são também merecedores deste leque de heróis de reconhecimento público, pela forma como conseguiram adaptar-se a este 'vírus' e como conseguiram ultrapassar todas as barreiras.

O professor enalteceu o trabalho desenvolvido pela associação em tempo de pandemia e saudou todos os educadores e professores da Região, que neste novo ano lectivo regressam às escolas para "possibilitar aos alunos o melhor apoio possível e dar toda a sua dedicação e empenho junto dos mesmos". 

Por fim, Luis Alves, agradece a todos os associados e garante que a ANP - Madeira irá continuar a desenvolver os seus objectivos principais, dos quais a "promoção de formação, qualificação, valorização e desenvolvimento científico, pedagógico, didáctico, cultural, social e profissional dos educadores e dos professores, lutar pela melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, pela dignificação do professor e da carreira docente, pugnar pela auto-regulação da profissão docente, apoiar e promover a realização de acções que contribuam para a dignificação da pessoa humana, objectivo essencial de todo o processo educativo e apoiar os docentes em geral e os seus sócios em particular, tal como o tem vindo a fazer ao longo destes anos".

A ANP Madeira irá continuar a reunir-se com a tutela para debater todos os temas em prol da educação regional e assim defender os interesses de todos os educadores e professores da Madeira e Porto Santo.