Eleições Autárquicas Madeira

'Funchal Sempre à Frente’ defende requalificação "profunda e urgente" da Praia de São Tiago

None

A Candidatura ‘Funchal Sempre Frente’, encabeçada por Pedro Calado, assume o compromisso de requalificar a Praia de São Tiago, após ter recebido várias queixas dos banhistas que acusam a Câmara Municipal do Funchal (CMF) de ter deixado aquele espaço ao abandono nos últimos oito anos.

“Não é com uma operação de cosmética, nem com investimento de 60 mil euros que se vai resolver o problema da Praia de São Tiago neste momento. O espaço exige uma revisão mais profunda e urgente”, garantiu Pedro Calado, após uma visita ao local, na última semana.

É nossa pretensão fazer um novo enrocamento à frente da praia para proteger os banhistas, melhorar a acessibilidade da rampa de acesso ao mar criando um varandim dos dois lados, permitindo às pessoas mais idosas terem o acesso ao mar com mais segurança, melhorar os balneários e as condições do bar de apoio à praia.

O candidato à presidência da CMF pela coligação PSD/CDS explica que o enrocamento a fazer destina-se a evitar que o calhau entre na praia.

Outra das intervenções que o candidato considera urgente fazer é a reparação de toda a zona do solário, uma vez que o mar está a partir o piso e a zona por baixo está a ficar oca, "têm de ser feitas obras para garantir segurança aos banhistas", defende a candidatura. 

Pedro Calado refere que a praia de São Tiago é gratuita e é utilizada durante todo o ano por centenas de residentes e turistas. “Aquilo que se está a constatar é que apesar de ser uma praia muito frequentada e com concessão e exploração da Frente-Mar do Funchal, não tem neste momento o mínimo de condições para quem a frequenta e muito menos para os proprietários das canoas tradicionais que utilizam o espaço para deixarem as suas embarcações. Há que criar melhores condições de segurança e acessibilidade em toda esta praia e garantir a presença de um nadador salvador, pois neste momento não é feita qualquer vigilância”, sustenta o candidato.

Após a visita da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ à praia de São Tiago, foi retirada uma embarcação que permanecia há algum tempo naquela zona e que motivava o descontentamento por parte dos banhistas e proprietários do bar, uma vez que dificultava o acesso à praia. "As queixas foram apresentadas quando Pedro Calado e a sua equipa visitou o local. No dia seguinte, a canoa foi retirada", explica a candidatura.