Desporto

“Madeira tem excelentes condições para se afirmar a nível europeu e internacional nas águas abertas”

Avelino Silva, director executivo do MIUS e presidente da Associação de Natação da Madeira, ambiciona fazer do evento um grande cartaz turístico

None

Em jeito de balanço ao MIUS – Madeira Island Ultra Swim 2021, Avelino Silva, director executivo da prova e presidente da Associação de Natação da Madeira, reforça a convicção que “a Madeira tem excelentes condições para se afirmar a nível europeu e internacional nas águas abertas”, mesmo reconhecendo que há aspectos organizacionais a melhorar, concluída que está a 2ª edição do evento que contou com perto de meia centena de participantes.

A convicção do dirigente sai reforçada depois de ouvir as reacções dos atletas, aspecto que considera ser muito importante para a organização.

Em entrevista ao DIÁRIO, Avelino Silva assume a ambição de dar um cunho mais profissional a toda a ampla logística que envolve o MIUS face ao potencial muito grande que a prova tem para poder crescer e afirmar-se mesmo como mais um evento do cartaz turístico, ao nível dos melhores que a Região apresenta.

José Lopes e Angélica André são os vencedores da prova de 10 km do MIUS 2021

A penúltima prova do MIUS 2021 realizou-se entre Câmara de Lobos e o caís da cidade do Funchal

Orlando Drumond , 12 Setembro 2021 - 11:23

“No global, sim, [MIUS – Madeira Island Ultra Swim 2021] correspondeu às expectativas. Naturalmente que há que ter a humildade de perceber que há aqui ou outra coisa que podemos melhorar. O feedback dos atletas para nós é muito importante. Temos aqui atletas de alto nível, que têm uma experiência muito grande, que participam em outras competições nacionais, mas o que nos têm dito é que a Madeira tem excelentes condições para se afirmar a nível europeu e internacional nas águas abertas, tem gostado imenso e a pergunta que se faz nesta altura é quando é que é a próxima edição”.

João Sousa e Catarina Ganzeli são os vencedores da derradeira prova do MIUS 2021

A última prova do Madeira Island Ultra Swim 2021 de 3.5 KM decorreu entre o Ilhéu da Pontinha e o caís da cidade do Funchal

Orlando Drumond , Marianna Pacifico , 12 Setembro 2021 - 12:09

O dirigente faz notar que esta é ainda a 2ª edição da prova, mas ainda assim eleva a fasquia.

“Só estamos na segunda edição. Há aqui coisas que naturalmente só testando é que conseguimos perceber se são as opções mais acertadas ou não, há que reconhecer e ter essa humildade, percebemos que há aqui um potencial muito grande para crescer e temos essa ambição, que é fazer deste evento um cartaz turístico, como é o Trail, é o Rali Vinho Madeira, é a Festa da Flor, o Fim de Ano, no fundo queremos dar o nosso contributo aproveitando este recurso natural que é o mar”.

Governo disponível para reforçar apoio ao Madeira Island Ultra Swim

O MIUS, a maior prova para nadadores de águas abertas de longa distância em Portugal, pretende afirmar-se a nível europeu

Marianna Pacifico , 11 Setembro 2021 - 12:49

Apesar de no total das cinco provas do MIUS terem participado 345 atletas, apenas 8 estiveram à partida na prova rainha, dos 30 quilómetros. Avelino Silva justifica os poucos aventureiros, face ao tempo de preparação necessário para realizar uma prova desta exigência.

“Os atletas que fazem este tipo de provas não se preparam um mês antes, nem dois meses antes. Fazer uma prova de 30 quilómetros exige muita preparação e um conjunto de logística que não se prepara nem em 6 meses. Prepara-se num ano. A verdade é que essa é mais uma aprendizagem. Não podemos incentivar que esta prova vai mesmo realizar-se 6 meses antes. O contexto pandémico também não ajudou. Havia sempre a incerteza se fazíamos ou não as provas. Houve atletas que nos procuraram com o desejo de vir cá, mas também não podiam sair dos seus países, lembro-me de casos como a Nigéria e até no Brasil, portanto, penso eu, que estando estabilizada esta questão pandémica, acredito eu e nós podendo anunciar já de imediato e este apoio que o governo ainda ontem confirmou e reforçou, permite que nós atempadamente, um ano antes, se possa já anunciar a próxima edição e aí sim, haver mais atletas participantes, principalmente na prova maior, que exige uma preparação muito atempada”.

Entretanto a próxima edição começa já a ser preparada.

“Queremos já trabalhar. Este apoio do governo regional para nós era muito importante, até porque a logística desta prova é muito forte, é muito grande. O objectivo primeiro é sempre a questão da segurança dos atletas e neste contexto de mar é sempre mais complexo organizar uma prova destas do que em contexto de piscina, e isso naturalmente exige recursos, recursos humanos e financeiros que para crescermos é preciso outro tipo de logística, quase que é preciso profissionalizar esta competição, onde queremos dar passos firmes nesse caminho da profissionalização para que os atletas continuem a sentir-se seguros e nós consigamos dar resposta, porque uma coisa é organizar com 500 atletas, outra coisa é organizar com mil ou dois mil atletas. Não tendo nesta altura mais de 500 atletas até é bom porque ia extravasar a nossa capacidade logística em conseguir dar resposta aos atletas”, concretizou.