Madeira

Governo disponível para reforçar apoio ao Madeira Island Ultra Swim

O MIUS, a maior prova para nadadores de águas abertas de longa distância em Portugal, pretende afirmar-se a nível europeu

None

A Região tem colocado em prática diversas iniciativas para se afirmar enquanto destino turístico e destino activo durante todo o ano. Segundo o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, os eventos de prática desportiva com dimensão internacional são o ideal para atingir esse propósito.

Palavras proferidas à margem da entrega de prémios da prova de 5km do MIUS 2021, que decorreu este sábado, 11 de Setembro, no cais da cidade do Funchal. 

Ao DIÁRIO, Eduardo Jesus, destaca que o MIUS - Madeira Island Ultra Swim vem posicionar a Região a nível internacional com um evento no mar para nadadores de águas abertas de longa distância. Através do apoio à entidade organizadora do evento - a Associação de Natação da Madeira - o Governo Regional pretende garantir a melhor concretização desta iniciativa. 

Faltava-nos um evento no mar, sendo nós uma região de duas ilhas habitadas onde o nosso espaço natural é o mar, faltava-nos um evento com essa magnitude no mar. A natação em águas abertas compreende e preenche perfeitamente essa lacuna, tivemos uma primeira edição que correu muitíssimo bem e foi apoiada pelo Governo desde a primeira hora, esta segunda está a correr também muitíssimo bem e estamos a cumprir com os nossos propósitos que é que Associação de Natação fique capacitada para dar resposta à dimensão e ao crescimento que o próprio evento reclama e isso está a acontecer naturalmente.

A segunda edição deste evento de natação em águas abertas conta com atletas internacionais, provenientes de 14 países, algo "notável", descreve o governante com a pasta do Turismo. O objectivo da Associação de Natação da Madeira é afirmar o MIUS a nível europeu, para isso, é esperado um aumento do número de participações, chegando aos 2.000 nadadores. O Governo Regional garante reforçar o apoio para que o evento alcance grandes dimensões, à semelhança do que aconteceu com o MIUT - Madeira Island Ultra Trail. 

São 14 nacionalidades que aqui estão, isso é notável sem dúvida alguma, principalmente no período em que nos encontramos, que provoca sempre grandes limitações a qualquer organização e mesmo à confiança dos participantes, por isso acho que é um número fantástico. Nós estamos ao lado da Associação de Natação quando há o objectivo de fazer crescer para milhares de participantes, o Governo está preparado para apoiar e para reforçar a capacidade organizativa da Associação para concretizar esse evento com a mesma dimensão que temos o evento irmão em terra, que é o MIUT.