Desporto

Tiago Campos e Mafalda Rosa no pódio da prova de 5Km do MIUS 2021

None

Os nadadores Tiago Campos e Mafalda Rosa alcançaram o pódio na prova de cinco quilómetros do Madeira Island Ultra Swim 2021.

A cerimónia de entrega de prémios das provas de cinco quilómetros agendada para as 13 horas foi antecipada sendo que está a decorrer neste momento no cais da Cidade do Funchal, com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Com 01:00:00,1 hora, o vencedor na prova de 5km, Tiago Campos, revela ao DIÁRIO que o objectivo "foi sempre vencer". O atleta português participou nos jogos olímpicos de Tóquio'2020 e foi o mais jovem a competir em natação de águas abertas. Desde a sua participação em Tóquio'2020, o atleta diz que não parou, tem treinado todos os dias, "sempre a treinar forte", descreve. 

Tiago Campos pretende regressar à Madeira na próxima edição do MIUS, já que a Região traz-lhe "só boas recordações",  sendo o local onde concretizou a sua primeira prova de 10 quilómetros, em 2015.  

A prova correu bem, fui sempre num ritmo forte desde o principio, destacando-me assim até ao final da prova. O melhor que eu posso fazer é sempre dar o meu melhor e tentar vencer todas as provas que eu alinho. Tiago Campos, nadador português de águas abertas.  

Mafalda Rosa, conquistou o primeiro lugar na prova dos 5 quilómetros do MIUS 2021 com 1:04:09,7 hora. A atleta portuguesa, Campeã da Europa Júnior em Águas Abertas na prova de 10km, destaca que veio "à Madeira com o objectivo de ganhar". Quanto ao percurso da prova, considera "bastante simples", apesar de ter sentido alguma dificuldade "sem as bóias de orientação, mas com a ajuda das canoas e dos barcos tornou-se um pouco mais fácil", revela. 

Isto é uma prova excelente, com bom tempo, boa temperatura da água, água super limpa, é excelente para ganhar a experiencia e apenas para participar e nadar. Provavelmente para o ano vou nadar os 10 km ou então os 30 se estiver disponível.  Mafalda Rosa, vencedora nos 5 quilómetros do MIUS 2021