Eleições Autárquicas Madeira

Mafalda Gonçalves quer apostar na cooperação com municípios europeus

None

A candidata do PS à Câmara Municipal de Santa Cruz acredita que "o desenvolvimento do concelho pode ser potenciado com a cooperação e intercâmbio com municípios de outros países europeus". Nesta ordem de ideias, Mafalda Gonçalves propõe "uma aposta no estabelecimento de geminações com outras cidades congéneres como parte de uma estratégia de cooperação intermunicipal".

“O novo começo que preconizamos para Santa Cruz passa também por adoptar uma outra ambição para a cidade, procurar elevá-la e aproximá-la cada vez mais aos padrões de referência europeus", refere a cabeça de lista, explicando que esta cooperação se traduz, "por exemplo em adoptar boas práticas em matérias tão relevantes como a inovação, gestão do território, ambiente ou mobilidade".

"O concelho só tem a ganhar em implementar de forma séria e consistente uma estratégia de relacionamento institucional”, vinca.

O estabelecimento de geminações com outros municípios é a proposta feita pela candidatura do PS para a concretização deste objectivo. "As geminações são parcerias permanentes formalizadas entre dois ou mais municípios numa perspectiva transnacional e que promovem a troca de conhecimentos e de experiências, podendo envolver diferentes setores da sociedade civil (associações, organizações não governamentais, entre outras) no âmbito de uma cooperação descentralizada", reforça Mafalda Gonçalves.

“Ao estabelecermos alianças com outros municípios estamos a criar condições para o crescimento das relações internacionais, ao mesmo tempo que fomentamos o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, algo imprescindível num contexto de uma Europa mais forte e unida e que ganha ainda mais relevância face à nossa condição ultraperiférica. Acreditamos que estas parcerias podem trazer ganhos de vária ordem para Santa Cruz, inclusive ao nível da promoção externa e turística e captação de oportunidades de investimento”, conclui a candidata.