Ciclovia

Ainda bem que existem as “cartas do leitor”, muito sinceramente!

São uma oportunidade única, para o comum dos mortais falar mais alto. Bem hajam por isso.

Vejo aqui a oportunidade de um desabafo, de alguém que adora a sua terra, mas que por vezes, por ela, se sente envergonhada.

Há dias fui com a família ao Lido. O dia estava tão quente que a primeira coisa que fiz foi dar um mergulho. De repente vi-me no meio de tanta porcaria na água, e de tão mau cheiro, que nadei rápido para a escada. Eu e os poucos que lá estavam, incluindo uma estrangeira que dizia sem parar “Shit Flows, Shit Flows”!

Fiquei tão envergonhada.

Imaginei-me no papel desta turista, a visitar um daqueles pontos recomendados nos guias de viagem, em que as fotos mostram água muito azul ou verde esmeralda, convidando a banhos! Que imagem tão má levaria para contar…

Estavam tantas pessoas a chegar para mergulhar, e a voltar para trás, que um dos senhores que subiu a escada à minha frente disse:

“A Câmara prefere gastar o dinheiro numa ciclovia, neste lado, do que substituir os canos podres que estão por baixo! É uma vergonha!”

Realmente é uma vergonha! Numa zona cheia de hotéis e tantas habitações, faz-se uma ciclovia ridícula, lindinha por cima e miserável por baixo. A Câmara Municipal do Funchal não resolve os problemas realmente importantes para os munícipes e para o turismo na Região, antes pelo contrário, tapa-os e põe uma tintinha e umas florzinhas … só que infelizmente “a verdade vem sempre ao de cima” … que em inglês se diz “Shit Flows”.

Cátia Melim