Madeira - Um exemplo para o Mundo

Madeira é a melhor do mundo". Estamos acostumados a ler isso. O Madeirense sente-o, o emigrante leva essa frase pelo mundo fora com muito orgulho, mas... sabia que muitas vezes nem se vê a Madeira no mapa?

Só quem já saiu da região autónoma da Madeira e passou por várias partes do mundo, sabe que pouca gente conhece a Madeira. E é normal. Pequena região com apenas 255 mil habitantes, de acesso difícil de várias partes do mundo e uma região que apesar de estar a se desenvolver muito ao longo dos últimos anos 40 anos, não deixa de ser uma região pobre quando comparada com outras.

Ainda assim, mesmo sendo pequena, gostaria de lembrar algo que estive a pensar nestes dias:

Como é que enquanto andavam todos baralhados com o vírus e sem saber como o conter, já a Madeira executava testes nos aeroportos e quarentena para todos os passageiros?

Como é que enquanto andavam a discutir apoios no continente para as empresas e para as pessoas, já a Madeira estava a concretizar estas ajudas?

Como é que no início da retoma, e quando o mais fácil era fechar tudo como no continente, a nossa região tomou a decisão de ter um equilíbrio entre a economia e o número de pessoas que precisavam de assistência hospitalar para tentar conciliar as várias vontades?

Como é que enquanto andavam a discutir um corredor verde na Europa para vacinados, já a nossa pequena Madeira o tinha implementado?

Como é que a Madeira está já com números do turismo similares à pré-pandemia, havendo este verão de 2021 mais lugares disponíveis que em 2019?

Nada acontece por acaso, e se em momentos critiquei, agora estou para agradecer.

Senhoras e senhores, o mais fácil é ir para o facebook dizer mal de tudo e de todos. Atribuir ao governo as culpas de quando algo nos dói nas costas ou quando o nosso marido já não faz aquilo que nos fazia antes.

Obrigado ao Presidente Albuquerque por não ter desistido e por ter defendido a nossa região.

Aos 4 grandes pilares desta governação: Albuquerque, Calado, Pedro Ramos e Augusta Aguiar, o meu muito obrigado.

Estou muito orgulhosa da nossa Madeira. Aquela que apenas representa 0,003% da população mundial, mas que mesmo sendo pequena, é para mim a melhor do Mundo.

Por isso, aproveitem a vida, sejam felizes e façam o bem ao próximo sem a mesquinhez que alguns tentam trazer para a nossa sociedade.

Sónia Queiroz