Madeira

CMF e Escola de Hotelaria e Turismo querem promover os produtos e talento jovem da Região

O protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal do Funchal e a Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira foi assinado na manhã desta sexta-feira no Mercado dos Lavradores

None

O protocolo assinado esta manhã é a formalização de uma cooperação que tem vindo a decorrer “há muito tempo” entre a EPHTM e o Mercado dos Lavradores, segundo explica Rui Gomes, director pedagógico da Escola. Esta é uma relação que se tem “estreitando, amadurecendo e estabilizou”, explica o responsável.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Silva Gouveia, reforça: “Este protocolo vai reduzir a escrito uma realidade que já vinha sendo praticada entre a CMF e a Escola Hoteleira.” Cooperação que vem “promovendo a economia local, os produtos e a qualidade do produto regional, mas também procurando envolver o talento dos jovens em formação, criando esta sinergia entre entidades.”

O protocolo de cooperação estende-se por 12 meses, com a possibilidade de ser renovado. Esta cooperação, com vista à promoção dos produtos locais e do talento jovem da região, pretende incrementar a venda dos produtos locais ao mesmo tempo que os estabelece como um cartão-de-visita da Região.

Estão previstas diversas iniciativas no âmbito desta cooperação, sempre com os mercados municipais como plano de fundo. Acções como a realização de showcookings, que mostrem modos de confecção inovadores dos produtos regionais, bem como acções de formação dos próprios comerciantes, tanto no Mercado dos Lavradores, como no Mercado da Penteada.

Teremos semanas temáticas, em que os alunos vêm cá, e com os produtos que são aqui vendidos no Mercados dos Lavradores podem fazer showcookings, podem fazer mostras de preparação dos produtos regionais, até a nível da praça do peixe. Além de se mostrar a qualidade da formação e dos jovens alunos, podem-se arranjar formas criativas de vender o nosso produto regional. Miguel Silva Gouveia, presidente da CMF