5 Sentidos

‘Microexpressões’ em exposição no MadeiraShopping

A exposição colectiva de jovens artistas emergentes ‘Microexpressões’ apresenta obras compostas por técnica antiga e vai estar patente até 8 de Agosto

None

A exposição, que apresenta gravuras sob a temática do meio-ambiente, é comissariada por Ana Tomás, Universitat Politécnica de València.  A curadoria é da responsabilidade de Patrícia Vieira uma jovem artista madeirense, que regressou recentemente de Erasmus e reuniu 32 obras-estudos da autoria de 32 artistas, colegas estudantes de Erasmus de várias nacionalidades europeias.

As gravuras, que vêm resgatar o gosto pelo trabalho artístico manual, dão vida a um processo milenar através da técnica da rotogravura, a ponta seca. A exposição pretende sensibilizar para a biodiversidade dando destaque aos três ‘R’s’ - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O objetivo é cultivar a curiosidade ao mesmo tempo que se valoriza o ambiente, procurando diferentes alternativas para mudar “velhos costumes”.

Esta mostra faz parte da iniciativa ‘Cultura no Centro’, o projecto da Sonae Sierra que tem como objectivo apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural. Ao longo de 2021, serão realizadas várias actividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a tornar a cultura acessível a todos os portugueses, do norte ao sul, dos Açores à Madeira.