Madeira

Madeira em risco muito elevado de exposição aos UV

None

Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao início da manhã, e subida da temperatura máxima.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde, e nas terras altas do Centro e Sul até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Braga, Guarda, Bragança e Viana do Castelo) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 33 (em Évora e Beja).

Para a Madeira está previsto céu muito nublado, possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até final da manhã e vento fraco a moderado de nordeste, sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 65 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para pequena descida de temperatura nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 26 graus e no Porto Santo entre os 20 e os 24.

Quanto ao arquipélago dos Açores, a previsão do IPMA aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento oeste fraco a bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 26 graus, em Angra do Heroísmo entre os 19 e os 26 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 25.