Madeira

Garrafa lançada nas Caraíbas chega à Madeira ao fim de oito anos

Mensagem percorreu mais de 5.800 quilómetros no Oceano Atlântico

None Ver Galeria

Curt Scoot faleceu em 2015, mas a mulher continua a receber mensagens, em Fort Lauderdale, de garrafas recolhidas em todo o Mundo

Uma garrafa com mensagem no interior, lançada nas Bahamas, no Mar das Caraíbas, em Junho de 2013, foi recolhida ao largo de Câmara de Lobos, no Sul da ilha da Madeira, na tarde desta segunda-feira, 12 de Julho.

Sara Reis, partilhou com o DIÁRIO a mensagem contida no interior da garrafa que o casal Curt e Babs Scoot, residentes em Fort Lauderdale, na Florida (EUA), entregaram ao mar junto à foz de um rio quando estava de férias nas Bahamas, nas Caraíbas.

Na mensagem, o casal alerta que aquele escrito fechado na garrafa não significa um pedido de socorro perante um eventual naufrágio mas uma mera curiosidade para perceber até onde as correntes marítimas a poderiam levar.

A resposta chegou ontem. Sara Reis recolheu a garrafa a bordo de uma embarcação da frota regional quando navegava ao largo de Câmara de Lobos, no Sul da ilha da Madeira.

A garrafa cruzou o Oceano Atlântico e andou à deriva ao longo de 5.865 quilómetros, sendo arrastada pelas correntes marítimas para Este das Bahamas, até chegar ao arquipélago da Madeira. Percorreu, em média, 500 metros por dia, ao ritmo das ondas.

A tripulação madeirense leu a mensagem e correspondeu ao apelo. Enviou mensagem para o endereço de correio electrónico indicado e dois minutos depois obteve uma resposta emocionada, do outro lado do oceano.

"O meu marido faleceu e emociono-me ao ver que o seu legado continua vivo"

Babs Scoot agradeceu o envio da mensagem e revelou que durante as viagens pelo mundo a bordo do iate familiar, o casal lançou várias garrafas com mensagens que foram dando à costa e sendo recolhidas em vários pontos do globo, mesmo depois da morte do marido, mentor do repto e que morreu há seis anos.

“O meu marido faleceu em 2015 e estou emocionada por ver que o seu legado continua vivo”, desabafou.