Comunidades Madeira

Onda de violência na África do Sul atinge negócios de emigrantes

Uma onda de violentos protestos de apoio ao ex-presidente Jacob Zuma estão a afectar várias aéreas da capital económica da África do Sul, onde vários negócios de madeirenses foram afectados.

Nas últimas 48 horas tem havido distúrbios na província de Gauteng, aonde se situa Joanesburgo e Pretória, onde a comunidade madeirense tem vários negócios.

O emigrante na Africa do Sul, Manuel Baeta disse ao DIÁRIO que “as coisas estão feias e vários negócios de madeirenses foram afectados na zona de Joanesburgo e arredores”.

O Conselheiro das Comunidades Madeirenses, José Nascimento disse que a polícia está a actuar e já deteve diversos indivíduos, mas não acredita que o país vá descarrilar. Já esperávamos os protestos, mas as forças de segurança irão controlar os desacatos e eventos.”

José Nascimento tem conhecimento que alguns negócios de emigrantes  madeirenses foram atingidos.Os manifestantes apelam para a libertação imediata de ex-presidente Jacob Zuma, que foi detido na noite de quarta-feira depois de ter sido condenado na semana anterior a 15 meses de prisão por desrespeito a uma ordem do Tribunal Constitucional da África do Sul.