Madeira

Noite de violência em Joanesburgo traz mais prejuízos aos emigrantes

Veja as imagens dos prejuízos resultado da onda de violência que assola a cidade

None Ver Galeria

A escalada da violência continua incontrolável em Joanesburgo, capital económica da África do Sul. Já está manhã, alguns empresários madeirenses relataram ao DIÁRIO que os roubos e as pilhagens atingiram vários negócios nos subúrbios da cidade deixando a comunidade madeirense em sobressalto e a viver momentos difíceis, aliás como pode ser constatado na reportagem da edição impressa de hoje.

Os violentos protestos começaram com manifestações de apoio ao ex-presidente Jacob Zuma, condenado à prisão durante 15 meses, e rapidamente os incidentes ganharam proporções inimagináveis.

Ao longo do dia de ontem, e já hoje também, foram vários os vídeos que chegaram à nossa redacção ilustrando o rasto de prejuízos nos diferentes espaços comerciais.

Um desses foi de Manny de Pita, que já ontem tinha sido fortemente prejudicado em consequência dos roubos e das pilhagens em Alberton.

Os relatos dos madeirenses, que vão presenciando esses actos através das câmaras de videovigilância nas suas casas, chegam naturalmente emocionados e num misto de revolta por assistirem ao vandalismo que se materializam em perdas avultadas.

Apesar da polícia sul-africana já prendeu diversos indivíduos, mas a situação ainda não está controlada.

O DIÁRIO vai continuar acompanhar ao longo da jornada informativa estes acontecimentos.