Madeira

Costa considera legítimo que Madeira pretenda diferenciação na 'lista verde' do Reino Unido

Declarações à chegada

None

António Costa considera ser legítimo que a Madeira pretenda uma diferenciação em relação ao resto do país, por forma a que possa regressar à 'lista verde' do Reino Unido.

À chegada à Madeira, há pouco, questionado pelos jornalistas, disse que "em termos objectivos, quer a chamada variante delta (anteriormente designada por variante indiana), quer esta mutação nepalesa, o Reino Unido tem muitos mais casos que a generalidade dos países e também do que Portugal'. O primeiro-ministro referiu que "não pode ser a frieza dos números a ditar esta decisão" e afirma que tem mantido um 'canal aberto' para falar com o governo britânico.

Além disso, lembrou que a União Europeia tem vindo a tentar que o Reino Unido adira ao certificado digiral. É preciso distinguir a situação individual, permitindo que aqueles que já foram vacinados, que estiveram infectados ou até porque testaram negativo possam viajar.

Costa indicou ainda ser necessário estabilidade no turismo, algo que não é possível com as constantes mudanças nestas listas.

António Costa já está na Madeira

Secretário-geral tem duas iniciativas agendadas

Andreia Dias Ferro , Roberto Ferreira , 06 Junho 2021 - 12:20