5 Sentidos

Curtas do Conservatório distinguidas no Madeira Curtas

Conforme o DIÁRIO já havia noticiado, a curta-metragem 'Humans' e o filme de animação 'Migrantes do espaço', produzidas pelos alunos do Conservatório - Escola Profissional de Artes da Madeira, foram galardoados com três prémios no âmbito do Madeira Curtas. A entrega de prémios decorreu na passada sexta-feira, 25 de Junho, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

‘Humans’ venceu as categorias de ‘Melhor Curta-metragem’ e ‘Melhor Guarda-roupa/ Adereços’ no ‘Madeira Curtas’ e obteve ainda duas nomeações para ‘Melhor Imagem’ e ‘Melhor Representação’. Este projecto fílmico teve início no ano lectivo transacto, tendo sido adiado devido ao surgimento da pandemia. Entretanto, foi trabalhado online no corrente ano lectivo, e finalmente concluído após o regresso presencial à escola.

'Humans' do Conservatório da Madeira é a vencedora do Madeira Curtas

A curta-metragem ‘Humans’, realizada pelos alunos do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, é a grande vencedora da 10.ª edição do Madeira Curtas, iniciativa integrada no VII Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE). Alunos e professores receberam esta sexta-feira o galardão, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, que serviu de palco à edição deste ano, depois do evento não se ter realizado em 2020 devido à pandemia.

A curta foi desenvolvida no âmbito do projecto CineLab do Conservatório, o qual pretende estimular as competências artísticas dos alunos na área do cinema, ao mesmo tempo que promove a construção do conhecimento através da linguagem cinematográfica, permitindo a estes jovens assumir uma postura crítica e criativa perante temas sociais e actuais. ‘Humans’ fala-nos essencialmente dos valores humanos, sendo estes o nosso principal legado enquanto seres humanos. Este filme transporta-nos para as nossas origens fazendo-nos reflectir sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos, incidindo no apelo aos valores da generosidade, empatia e solidariedade que, naturalmente, nos caracteriza. A mensagem resume-se na importância de, mais do que nunca, nos sentirmos vivos, de admitirmos os nossos comportamentos egocêntricos e de sermos capazes de os corrigir no sentido de evoluirmos e transformarmo-nos em melhores seres humanos.

Esta curta-metragem teve como protagonistas o professor Yuri Rykunov e os alunos de teatro: Carolina Andrade, Lisandra Alves, Carolina Menezes, Filipe Rocha, Gonçalo Drumond, Marla Viveiros, Luana Garanito, Sandra Pita, Joana Freitas, Margarida Velosa. De realçar que a realização é da aluna Carolina Andrade, uma jovem e promissora cineasta que pretende prosseguir os seus estudos, e eventualmente construir uma carreira, na área do cinema. A coordenação geral esteve a cargo da professora Angelizabel Freitas.

‘Migrantes do Espaço’ resultou do projecto anual do Curso Livre de Cinema de Animação e a sua pré-produção iniciou-se no início do ano lectivo de 2019/2020, quando ninguém ainda ouvira falar de Covid-19. Estávamos em Setembro, uma jovem activista do ambiente discursara nas Nações Unidas e milhares de jovens desfilavam pelas capitais de todo o mundo em protesto contra a falta de medidas dos dirigentes mundiais face às evidentes alterações climáticas. Um outro problema era noticiado recorrentemente nos noticiários: as grandes vagas de migração que ocorriam por todo o mundo. Foram esses os acontecimentos que inspiraram este grupo de alunos a criar esta curta-metragem de animação.

Neste filme, uma grave crise ambiental irá colocar a existência da raça humana no planeta terra em risco, o que provocará um êxodo migratório pelo espaço em busca de um lar que a aceite. Mas esta é uma realidade que continuará a ser negada até que os humanos realmente despertem para ela.

O filme contou com a participação de 21 alunos na realização do argumento, guião, storyboard, gráficos, animação, som e edição: Afonso Vasconcelos, Alex Gomes, Alexandra Esteireiro, Clara Trindade, Bento Ramos, Diana Nogueira, Diogo Barbosa, Diogo Silva, Eric Gomes, Helena Teles, Javier Correia, João Silva, Lourenço Freitas, Lucas Waddell, Margarida Teles, Martim Jardim, Ricardo Rojas, Rodrigo Pereira, Salvador Marques, Tiago Nascimento, Tomás Neves. As vozes são de Alexandra Esteireiro, Helena Teles e Rodrigo Pereira e a animação 3D de João Almeida.

A actividade de Cinema de Animação, criada em 2015, é actualmente uma das ofertas dos Cursos Livres em Artes do Conservatório e conta, no presente ano lectivo, com 18 alunos inscritos. Desenvolve, desde o ano da sua implementação, curtas-metragens de animação que já marcaram presença em 10 festivais nacionais e internacionais. O responsável por esta actividade, desde a sua criação, é o professor João Pedro Pereira.

O Madeira Curtas (MC), é organizado pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. O concurso é operacionalizado pela Direção Regional de Educação, através Programa Educamedia, da Divisão das Tecnologias e Ambientes Inovadores e Aprendizagem (DTAIA). O MC tenciona reconhecer e premiar o trabalho realizado na área do vídeo de curta duração, posicionando-se como um instrumento importante na promoção da criação de conteúdos audiovisuais, com ênfase na comunidade escolar, mas cuja participação se estende a qualquer pessoa, independentemente da sua profissão, experiência, nacionalidade e local de residência.

Os dois trabalhos premiados do Conservatório podem ser visualizados no mural de Facebook do concurso Madeira Curtas, em  https://fb.watch/6pox5cetWZ/ e https://fb.watch/6poAUJaE_P/.