Mundo

Haiti, Malta e Filipinas na lista "cinzenta" do Grupo de Acção Financeira

None
Foto Getty Images

O Grupo de Ação Financeira (GAFI) confirmou hoje ter colocado o Haiti, Malta, Filipinas e Sudão do Sul na lista "cinzenta" dos países submetidos a maior vigilância, no final da sua assembleia plenária.

Malta desce para "cinzento" na cotação do registo internacional de navios

Malta é uma praça concorrente da Madeira, que subiu mais duas posições no Port State Control

Erica Franco , 23 Junho 2021 - 17:45

O Gana foi, por sua vez, retirado desta lista "cinzenta" dos países que não fazem o suficiente para combater o branqueamento de dinheiro, o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição maciça, segundo um comunicado deste organismo intergovernamental que reúne 37 Estados, a Comissão Europeia e o Conselho de Cooperação do Golfo.

O GAFI congratulou o Gana, que "está a fazer muitos esforços para melhorar o seu controlo", declarou, em conferência de imprensa, o presidente do organismo, Marcus Pleyer.

No total, 22 países encontram-se agora submetidos a uma vigilância reforçada, em vez dos 19 que constavam da lista na sua anterior atualização, em fevereiro.

"Quando o GAFI coloca uma jurisdição sob vigilância acrescida, isso significa que o país se comprometeu a resolver rapidamente as deficiências estratégicas identificadas dentro dos prazos definidos e que lhe podem ser impostos controlos adicionais", explica o organismo em comunicado.

A lista negra dos países com "risco elevado" continua igual, incluindo o Irão e a Coreia do Norte.