Madeira

Ribeira Brava atribui primeiros apoios financeiros aos empresários

Trata-se de uma verba concedida no âmbito do plano de recuperação económica do município

None

Foi deliberado esta sexta-feira, 25 de Junho, em reunião de câmara, o desbloqueio dos primeiros valores de apoio à recuperação económica do Município da Ribeira Brava, que vai beneficiar as nove entidades (pessoas colectivas e singulares) que submeteram a candidatura até ao momento, revela a autarquia em nota de imprensa.

Trata-se das primeiras candidaturas aprovadas no âmbito do apoio criado pelo executivo ribeira-bravense para "fazer face às quebras verificadas no tecido empresarial do concelho devido à pandemia da covid-19" e, ao mesmo tempo, "alavancar o comércio local e salvaguardar os postos de trabalho".

Este apoio destina-se a pessoas colectivas e em nome individual que exerçam a sua atividade no Município da Ribeira Brava, através de uma micro ou pequena empresa, assim como a trabalhadores independentes com actividade no concelho.

As ajudas poderão ser facultadas através de: apoio financeiro em função das quebras de facturação; isenção do pagamento de algumas taxas (taxas de ocupação de espaço público para esplanada e publicidade, bem como facilitar a criação de novas esplanadas ou aumento das existentes) ou ainda através da redução ou isenção do pagamento de rendas dos espaços municipais.

Dependendo das quebras de facturação que cada um apresente, os comerciantes poderão receber um apoio financeiro que oscila entre os 500 e os 1500 euros (quebras entre 30% e 50%: 500 euros; quebras entre 50% e 75%: 1.000 euros; quebras superiores a 75%: 1.500 euros). No que diz respeito aos trabalhadores independentes, o montante fixa-se nos 500 euros.

O prazo de candidatura a este apoio decorre até ao final do mês de Julho, sendo que para o efeito cada candidato deverá preencher um formulário próprio que está disponível no site e no Facebook da Câmara Municipal, podendo também ser levantado em papel nos serviços de atendimento da autarquia.

A candidatura deve ser entregue através do e-mail [email protected] ou nos serviços de atendimento da Câmara Municipal.