Madeira

55 processos de falência, insolvência e recuperação de empresas entraram nos tribunais da Madeira no último trimestre de 2020

Dados divulgados esta tarde pela Direcção Regional de Estatística da Madeira

None

No 4.º trimestre de 2020  entraram 55 processos de falência, insolvência e recuperação de empresas entrados nos tribunais judiciais de 1.ª instância da Comarca da Madeira. O total de processos entradas aumentou em termos trimestrais (44 no 3.º trimestre) mas diminuiu em termos homólogos (70 processos no 4. º trimestre de 2019)

Os dados divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM), compilados de acordo com a informação fornecida pela Direção Geral de Política de Justiça (DGPJ), revelam assim um aumento trimestral de 25% nos processos e uma quebra homóloga de 21,4%.

A DREM revela ainda que, no 4.º trimestre de 2020, contabilizaram-se 49 processos findos, 43 (87,8%) dos quais terminaram em falência ou insolvência. Este número de falências/insolvências foi superior ao do trimestre anterior (39), mas inferior ao do trimestre homólogo (80).

"No que se refere ao tipo de pessoa envolvida nas falências/insolvências decretadas, o peso das pessoas singulares no total dos processos foi superior ao das pessoas colectivas, representando 62,8% do valor total". Com efeito, acrescenta a DREM, "das 43 falências/insolvências decretadas neste trimestre, 27 foram de pessoas singulares e 16 de pessoas colectivas. Este resultado está de acordo com a tendência habitual, sendo que apenas no 2.º trimestre de 2020 se verificou uma excepção, com o número de falências/insolvências decretadas de pessoas coletivas a superar o de pessoas singulares."