Madeira

NÓS, Cidadãos! solicita ao Governo implementação do Orçamento Participativo das Escolas

None

O NÓS, Cidadãos! requere/solicita ao Governo Regional a implementação, já no próximo ano lectivo, do Orçamento Participativo das Escolas (OPE).

"Uma ideia e processo democrático" que, segundo o partido, "visa estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização colectiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática".

O partido explicou que o projecto "é uma forma de dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática no século XXI".

Neste sentido, entende que o Governo Regional da Madeira e a Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia, "devem dotar, o mais rapidamente possível, as escolas dos meios legais e recursos necessários para que esta iniciativa seja um sucesso, mas também apelar aos órgãos executivos/directores, professores e trabalhadores não docentes, para incentivarem a participação de todos intervenientes no processos educativo nesta importante e nova medida (e acção) que promove uma cidadania mais activa".