Madeira

Miguel Silva Gouveia confiante de que o Funchal será Capital Europeia da Cultura em 2027

Autarca apresentou, esta sexta-feira, a sede de candidatura que fica na Zona Velha da Cidade

None

“Não sabemos quem estará à frente da cidade em 2027, mas sabemos que o Funchal irá com certeza beneficiar se todos remarmos no mesmo sentido”, vincou o presidente da Câmara Municipal do Funchal

O presidente da Câmara Municipal do Funchal diz-se “completamente confiante” que a cidade possui “todas as condições para ser Capital Europeia da Cultura em 2027”, caso contrário não estaria “neste momento, a dar estes passos consolidados”.

A propósito da apresentação da sede de candidatura, localizada na Zona Velha da Cidade - onde uma equipa de missão composta por 10 pessoas estará a trabalhar, nos próximos meses - Miguel Silva Gouveia vincou que esta candidatura “quer trazer a periferia europeia para a sua centralidade”. Como tal, o edil adianta que tem recebido abordagens de todas as Regiões Ultra-Periféricas e de várias regiões que “subscrevem a candidatura do Funchal”.

Atenção, as pessoas muitas vezes encaram esta missão como um projecto de uma pessoa só, ou de uma equipa, mas não é. É um projecto para a cidade, que é integrador de todos os agentes culturais da Madeira. Na verdade, integrador de toda a essência cultural de um povo madeirense que tem ligações históricas e culturais a todo o Mundo. Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal

O facto de esta ser uma candidatura que trará ‘frutos’ em 2027 mostra que há “compromisso com esta cidade” no entender de Miguel Silva Gouveia, que hoje plantou “as sementes” de um projecto que acredita vir a ter sucesso.

“Não sabemos quem estará à frente da cidade em 2027, mas sabemos que o Funchal irá com certeza beneficiar se todos remarmos no mesmo sentido”, vincou.

Recorde-se que será em Novembro deste ano que o Ministério da Cultura irá escolher os três finalistas e indicados e Capital Europeia da Cultura, em 2027. Posteriormente, as candidaturas serão remetidas para Bruxelas, que então irá tomar a decisão final.