Mundo

Mali anuncia novo surto de gripe das aves

None

As autoridades do Mali anunciaram hoje que estão a tomar medidas para conter os surtos de gripe das aves em Bamako, Kati e perto Sikasso, uma cidade perto da fronteira com o Burkina Faso e a Guiné-Conacri.

De acordo com uma declaração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas, citada pela agência francesa de notícias, France-Presse (AFP), foi observada uma "elevada mortalidade avícola" em Bamako, a capital do país, na cidade vizinha de Kati, e perto da cidade fronteiriça de Sikasso.

As investigações da inspeção veterinária revelaram a presença de gripe das aves nas explorações afetadas, acrescentou o ministério, não comunicando, ainda assim, qualquer abate generalizado das aves, vincando apenas ter ordenado "medidas de precaução" para "conter a doença".

Entre estas iniciativas estão a colocação em quarentena das explorações em causa, a desinfeção das instalações e do equipamento agrícola, e a destruição dos cadáveres por incineração e enterramento.

O Governo recomenda à população que avise as autoridades em caso de notar um aumento da mortalidade de aves de capoeira, acrescentando ainda que a população não deve manusear as aves doentes.

Na África Ocidental, o vírus da gripe aviária já foi detetado nos últimos meses no Senegal, Mauritânia e Níger, tendo alastrado também no inverno passado a vários países europeus, incluindo a França.

Nas explorações do sudoeste de França, a propagação da doença foi interrompida à custa do abate, muitas vezes preventivo, de 3,5 milhões de aves, principalmente patos, mas em meados deste mês foi detetado um novo surto no lado francês do Lago de Genebra, na fronteira com a Suíça.