Coronavírus Madeira

"Se fosse hoje, a cerca sanitária não teria sido colocada" em Câmara de Lobos

Testemunho do presidente da assembleia municipal, Manuel Pedro Freitas, na série que recorda a 'cerca' à freguesia câmara-lobense

Já foi publicado o terceiro episódio da série on-line 'Evocação da Cerca Sanitária de Câmara de Lobos'. Em pouco mais de quatro minutos, pode-se ver e ouvir os testemunhos de várias figuras ligadas à saúde, polícia e bombeiros do concelho, a que se junta o presidente da Assembleia Municipal da autarquia, Manuel Pedro Freitas.

O pediatra assinalou a efeméride e assumiu que fazia todo o sentido recordar a cerca sanitária "pela forma heróica como a população câmara-lobense cumpriu e ultrapassou essa medida de isolamento extremo imposta pelas autoridades de saúde".

Analisando retrospectivamente esta situação, se fosse hoje, muito provavelmente a cerca sanitária não teria sido colocada. Contudo, nessa altura, à luz do conhecimento que tínhamos, acreditámos que essa tivesse sido a melhor opção. Não conhecíamos bem a doença, a não ser a particularidade de fácil transmissibilidade e a freguesia de Câmara de Lobos apresentava fragilidades que poderiam facilitar uma transmissão rápida da doença e o medo sobrepôs-se à razão. Manuel Pedro Freitas

Evocação da cerca sanitária de Câmara de Lobos - 'Parte II'

No dia 18 de Abril de 2020 a população de Câmara de Lobos foi confrontada com a necessidade da criação de uma cerca sanitária na sua sede de concelho, devido à pandemia da Covid-19.

Recorde-se que no dia 18 de Abril de 2020 a população de Câmara de Lobos foi confrontada com a necessidade da criação de uma cerca sanitária na sua sede de concelho, devido à pandemia da Covid-19.

Para assinalar o primeiro aniversário sobre este problema de saúde pública, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos lançou uma série com quatro episódios em vídeo para evocar esse período.