Madeira

Prada considera Empresa de Cervejas da Madeira um exemplo na Economia Circular

Susana Prada visitou, hoje, esta empresa

None

A Empresa de Cervejas da Madeira foi considerada, por Susana Prada, como um exemplo a nível da Economia Circular. A secretária regional do Ambiente visitou, hoje, esta empresa e apontou vários exemplos de sucesso como a reutilização de garrafas de vidro ou a utilização de dreche resultante dos cereais utilizados na produção de cerveja, para fabrico de rações para animais.

“O retorno das garrafas de vidro para reutilização constitui um exemplo de economia circular na medida em que diminui a extração de recursos naturais para fabrico de novas garrafas, diminui a produção de resíduos e reduz a emissão do Co2 que seria produzido no processo de fabricação de novas garrafas” disse a governante.

Susana Prada referiu ainda que, com as políticas ambientais adoptadas, a EMpresa de Cervejas da Madeira “consegue diminuir a produção de resíduos transformando-os em matérias-primas com grandes benefícios para o ambiente”.

Nas garrafas, a empresa tem taxa de retorno global de 90% (100% no canal HORECA) e consegue produzir 2.000 toneladas de dreche por ano. 

De acordo com nota à imprensa, já em relação à energia renovável, "a empresa madeirense tem em toda a cobertura do armazém principal, de 2.273 painéis fotovoltaicos com uma potência elétrica instalada de 750kw. Os painéis cobrem uma área de 5.000 m2 da fábrica e permitem uma redução anual de 400 toneladas de emissões de CO2".

No Inverno, quando a produção é menor, a ECM é autossuficiente em energia elétrica.