O Papa sem medo

Chegou na passada sexta-feira dia 5 de Março, a Bagdade capital do Iraque, para uma visita inédita de um líder da Igreja Católica, contra todas as recomendações e expectativas e só a sua insistência pessoal explica que esta viagem apostólica não tenha sido cancelada. Num país maioritariamente muçulmano, xiistas, que compõem a maioria da população iraquiana, restam apenas uns 10%, entre 200 e 300 mil de católicos, que a este ritmo, não estamos longe do tempo em que os cristãos estão a desaparecer no Iraque. É deveras assustadora esta visita, a uma das cidades mais perigosas do globo, mas a sua insistência pessoal explica que esta viagem apostólica tinha que ser efectuada afirmando o Santo Papa, que vai como missão ser “Peregrino da PAZ”, tendo condenado o fundamentalismo religioso.

Uma mensagem de Paz, e que as mensagens sejam ouvidas por todos, em especial por todos aqueles mais fanáticos e com mentes muito doentias, que não têm dado sossego a um povo tão sofrido, vítimas de serem constantemente tão massacrados, com tanta violência. Que a voz do Papa, se faça eco e possamos afirmar que valeu a pena, esta peregrinação de fé, a esta terra que diariamente vive “A Ferro e a Fogo”.

E que este Homem, Humilde, de uma Fé, e que esta sua luta procurando, a Paz nestas terras e para todo o globo, completamente transfigurado.

Que a sua mensagem, de “Peregrino da PAZ”, seja ouvida por todos em especial pelos mais radicais.

Mário da Silva Jesus