Madeira

Secretário do Turismo diz que operação regular da TAP para o Porto Santo está garantida

Eduardo Jesus destaca grande aposta da companhia nacional na 'Ilha Dourada'

None

O secretário regional do Turismo e Cultura garante que os voos regulares da TAP para o Porto Santo estão assegurados, mesmo no período de Verão, algo que o DIÁRIO já havia dado conta, na sequência da notícia avançada pelo Expresso. 

À margem da cerimónia da entrega de certificado ‘Madeira Safe to Discover’ ao Grupo Porto Bay, Eduardo Jesus procurou esclarecer que “uma coisa é a operação charter, outra coisa é a operação regular”

O governante com a pasta do Turismo não só deu a garantia das ligações da companhia aérea portuguesa para a ‘Ilha Dourada’, como salientou que a TAP tem feito uma aposta grande naquela operação, com campanhas a preços bastante convidativos para quem voe de Lisboa ou do Porto.

“Na operação regular nós temos a certeza que a TAP opera para o Porto Santo. Aliás, teve uma campanha, muito recentemente, por 199 euros para ligar Portugal continental, independentemente de ser Lisboa ou Porto, ao Porto Santo. Já está a vender o Porto Santo. Isto em voo programado”.

Eduardo Jesus fez questão de referir que as negociações para os voos charters decorrem entre os operadores e as companhias aéreas, e já no ano passado a TAP não prestou este serviço, o que não invalidou que 2020 fosse um dos melhores anos para o Porto Santo a nível do mercado nacional. “Na operação charter, por exemplo, no ano de 2020, não foi a TAP que fez a operação charter, foi uma operação baseada na SATA e não foi por isso que o Porto Santo deixou de ter um dos melhores anos do mercado nacional”, esclareceu o secretário regional.

Por estes motivos, esta não é uma situação preocupante. “Não tem preocupação absolutamente nenhuma. A garantia dos voos regulares é certa”. E para tranquilizar os madeirenses e portossantenses, Eduardo Jesus voltou a salientar que “neste momento não temos nenhuma indicação que nos leve a esse tipo de consideração, tanto mais que do contacto permanente que estamos a ter com a TAP, sentimos uma aposta grande da TAP no Porto Santo, este ano, com voos a partir de Lisboa e do Porto”.

Conforme adiantou o jornal Expresso, na manhã desta sexta-feira, a TAP não vai realizar voos charters para o Porto Santo, neste Verão. A empresa terá preferido voar para o Cancun, no México, “para onde vai, pela primeira vez, fazer ligações directas, e três vezes por semana, com o voo inaugural a partir já este sábado”, anunciaram.

Ligações regulares da TAP para o Porto Santo não estão em causa

Em causa estarão apenas os voos charters de operadores nacionais