Madeira

Jovem que matou homem no Caniço condenado a 19 anos de prisão

None

Norberto S., o jovem de 23 anos que assumiu ter matado um homem de 62 anos na casa deste na Rua da Olaria (Caniço) a 7 de Maio de 2020, foi condenado a 19 anos de prisão. A decisão do Juízo Central Criminal do Funchal (Edifício 2000) foi divulgada esta tarde pela presidente do colectivo de juízes, Carla Meneses.

O arguido, que está em prisão preventiva, confessou a autoria do crime e mostrou arrependimento logo na primeira sessão de julgamento, a 4 de Março. Inicialmente Norberto S. disse que não pretendia falar em tribunal, mas acabou por o fazer e admitiu quase tudo o que constava da acusação do Ministério Público e que resultou da investigação da PJ. O jovem, que é toxicodependente, relatou que mal conhecia a vítima mas que a tinha procurado para lhe pedir 400 euros emprestados. O amigo, que era vendedor ambulante, não lhe adiantou o dinheiro mas prometeu interceder junto de conhecidos para lhe arranjar emprego numa roulote.

Segundo o relato do arguido, no fatídico dia 7 de Maio estiveram ambos na casa do Caniço a tomar muito álcool. Norberto S. também tinha consumido drogas, pelo que acabou por adormecer. A certa altura acordou e viu o dono da casa quase despido e a querer tocar-lhe no corpo. Alegou que ficou assustado e reagiu aplicando-lhe uma manobra de estrangulamento conhecida como ‘mata leão’. Esta explicação intrigou o colectivo de juízes presidido por Carla Meneses, que quis perceber qual a necessidade que o jovem teve de, já com a vítima inconsciente, lhe ter envolvido a cabeça com plástico aderente e deixá-la na banheira com água a correr, o que resultou na morte. Após a agressão fatal, o jovem conduziu o carro da vítima e abandonou- a perto da sua casa, no Bairro da Nogueira. Também tentou utilizar o cartão de débito do vendedor ambulante no pagamento de apostas desportivas, mas sem sucesso, por falta de saldo. Norberto S. emocionou-se ao prestar declarações no tribunal e no final pediu desculpas aos familiares da vítima que assistiam à audiência.