Mundo

EUA disponibilizam mais 52 milhões de dólares em ajuda humanitária para região de Tigray

None

Os Estados Unidos da América (EUA) vão disponibilizar mais 52 milhões de dólares para responder à crise humanitária na região de Tigray (Etiópia), cuja situação "vai continuar a piorar sem uma solução política", anunciou hoje o Departamento de Estado.

"Os Estados Unidos vão disponibilizar mais cerca de 52 milhões de dólares [mais de 43 milhões de euros] em assistência para responder à crise humanitária na região de Tigray, na Etiópia. Os Estados Unidos já disponibilizaram um total de cerca de 153 milhões de dólares [mais de 128 milhões de euros]", explicita um comunicado do Secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken.

A nota acrescenta que os Estados Unidos "continuam gravemente preocupados com o degradamento da crise humanitária" em Tigray, apesar de reconhecerem "os esforços públicos e progresso feitos pelo Governo da Etiópia em aumentar o acesso humanitário".

A comunidade internacional "tem de cumprir com todos os compromissos, incluindo o levantamento de restrições à importação e utilização de equipamentos de comunicação pelas organizações humanitárias", além de permitir a extensão da documentação para os trabalhadores humanitários estrangeiros.

"A situação humanitária vai continuar a piorar sem uma solução política. A cessação das hostilidades, a retirada imediata das forças eritreias, e o fim do destacamento do Governo etíope das forças regionais de Amhara em Tigray são primeiros passos essenciais", explicita o comunicado.

Washington também anunciou hoje que o senador democrata Christopher Coons -- um dos principais aliados do Presidente, o também democrata Joe Biden -- vai viajar para a Etiópia para pedir uma solução para o conflito que já vitimou milhares de pessoas.

A notícia da deslocação de Coons acontece no mesmo dia em que a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, aceitou o pedido da Etiópia para uma investigação conjunta sobre as consequências humanitárias do conflito na região de Tigray.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz de 2019, lançou uma intervenção militar no início de novembro para derrubar o governo estadual eleito, pertencente ao partido que durante décadas dominou a política federal etíope, a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), cujas forças acusou de atacarem uma base do exército federal na região.

Adis Abeba declarou vitória em 28 de novembro, mas a grande maioria dos líderes estaduais, pertencentes à TPLF, que o Governo federal quer desarmar e prender, estão em fuga e prometeram continuar a lutar.

O acesso ao estado do Tigray melhorou recentemente, mas durante semanas um 'blackout' de comunicações e restrições às deslocações impostas pelas forças federais tornaram difícil o conhecimento da situação no terreno.