Coronavírus Mundo

Chile vacinou cinco milhões de pessoas 15 dias antes do previsto

Foto Presidência do Chile/EPA
Foto Presidência do Chile/EPA

Mais de cinco milhões de chilenos já receberam pelo menos a primeira dose de uma das vacinas contra o SARS-CoV-2, um número que incluiu toda a população considerada de risco e que foi atingido 15 dias antes do previsto.

"Com a participação e mérito de todos conseguimos vacinar cinco milhões de pessoas, o que corresponde à nossa população de risco e fizemo-lo 15 dias antes da meta [delineada]", escreveu o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, na rede social Twitter.

Piñera acrescentou que o próximo passo será a vacinação "da população saudável com 59 anos ou menos", até que estejam todos os chilenos inoculados. "Deste modo protegemos a saúde e a vida dos chilenos", finalizou o chefe de Estado, através de um 'tweet' que foi acompanhado de um GIF onde era possível ler "mais de 5.000.000 de pessoas foram vacinadas em todos os cantos do Chile".

A meta final do Governo chileno é a vacinação total da população (o país tem cerca de 15 milhões de habitantes) até junho. O país tem garantidas 35 milhões doses de várias vacinas desenvolvidas para o aparecimento de sintomatologia grave associada à infeção pelo SARS-CoV-2, através da plataforma COVAX, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Chile começou a campanha de vacinação em 03 de fevereiro e até hoje é o quinto país a nível mundial que mais habitantes vacinou (cerca de 36% da população), apenas ultrapassada por Israel, os Emirados Árabes Unidos e o Reino Unido, de acordo com a informação disponibilizada pelo One World Data, da Universidade de Oxford (Reino Unido).

No país foram contabilizados desde o início da pandemia mais de 900 mil infeções e mais de 21 mil óbitos associados à covid-19.