Madeira

Trabalhos de reconstrução na Costa Norte concluídos em Dezembro de 2022

None

Pedro Fino, Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, foi hoje à Costa Norte da Madeira para dar conta dos trabalhos em curso com vista à reconstrução dos estragos causados pelo temporal de 25 de Dezembro.

O governante prevê concluir todas as obras em Dezembro de 2022.

Para já, foram iniciados os trabalhos de prospecção geológica e geotécnica que pretende caracterizar os solos de fundação e as camadas de aterro de sete plataformas rodoviárias afectadas.

Segundo Pedro Fino, houve estradas danificadas em 29 ocorrências e é necessário verificar agora, em sete destas estradas, as características do solo antes de definir uma solução estrutural. Um trabalho que será reforçado na próxima semana através de mais duas equipas.

Outro dos trabalhos em curso prende-se com a canalização de algumas linhas de água, o redimensionamento de algumas passagens hidráulicas e a execução de bacias de retenção para reter o material sólido, medidas apontadas pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil como necessárias para minimizar o risco em futuros temporais.

Recorde-se que o presidente do Governo Regional já havia feito uma avaliação dos estragos na costa Norte e apontou a necessidade de 1,9 Milhões de euros para limpeza e restabelecimentos dos acessos provisórios, 26,5 milhões para a reconstrução das zonas afectadas e 11,5 milhões para as medidas de mitigação.