Coronavírus Madeira

Madeira com 48 novos casos de covid-19 e 38 recuperados

Quatro dos novos casos são importados, os restantes de transmissão local

None

A Madeira regista hoje 48 novos casos de covid-19, segundo os números divulgados há instantes pela Direcção Regional da Saúde, no seu boletim diário. Quatro destes novos casos são importados, dois da França e dois da Região de Lisboa e Vale do Tejo, sendo as restantes 44 infecções sido contraídas localmente, "na sua maioria já associados a contactos de casos positivos". 

O boletim referente a esta sexta-feira dá conta de mais 38 casos recuperados, pelo que a Região passa a contabilizar 7.030 casos recuperados de covid-19. Neste momento são 708 os casos activos, de um total de 7.805 identificados deste o início da pandemia na Madeira.

40 pessoas internadas, 6 em cuidados intensivos

Dos casos activos, 20 são casos importados e 688 são de transmissão local. Relativamente ao seu isolamento, 40 pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, seis das quais na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada a esta nova doença. Os restantes doentes internados estão em Unidades Polivalentes criadas para este fim.

Dos demais doentes infectados, há a registar que 11 deles cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

111 casos em apreciação

O boletim da DRS dá ainda conta de que "no total, há 111 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM, EPERAM. Investigações epidemiológicas estão em curso".

No final desta semana estão em vigilância activa de contactos de casos positivos 1.072 pessoas, que estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e também no Porto Santo. Quanto à vigilância de viajantes, são 4.295 as pessoas que estão a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Quase um ano depois do início da pandemia covid-19 na Madeira, a Linha SRS24 (800 24 24 20) contabiliza um total de 42.057 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direção Regional da Saúde (291 212 399) soma até à data 3.112 atendimentos.

Mais de 322 mil testes feitos

No que respeita aos testes, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Região, há a reportar um total cumulativo de 167.074 colheitas para teste à covid-19, números apurados até às 17 horas de hoje.

No Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, até à data, já foram processadas 322.087 amostras para diagnóstico da covid-19.