Coronavírus País

DGS não exagerou quando trabalhou sobre o pior dos cenários

None

O infecciologista José Poças considera que a Direção-Geral da Saúde não exagerou quando no início da pandemia traçou um plano para o pior dos cenários e sublinhou que na 'terceira onda' se pecou pelo extremo oposto. "Houve muita gente que criticou a Direção-Geral da Saúde na altura [primeira fase da pandemia] e todo o plano que se fez.

É fácil criticar depois, com a noção de que se exagerou dessa vez. Eu acho que não se exagerou", afirmou o especialista. Em entrevista à agência Lusa, o diretor do serviço de infecciologia do Centro Hospitalar de Setúbal considerou que Portugal teria tido, no início, muito mais dificuldade de responder se tivesse perspetivado um cenário mais suave.

"Nunca aceitei bem que se tivesse dito o que se disse da preparação dessa altura. E, agora [com a terceira onda], verificamos que se calhar se pecou no extremo oposto", acrescentou. Olhando para o mês de janeiro, o pior da pandemia a nível nacional, José Poças lembra os dias de "catástrofe" que viveu nas urgências do Centro Hospitalar de Setúbal, mas sublinhou que entende que a pressão foi a nível nacional.

"No país inteiro, não foi só no hospital de Setúbal, como é evidente, (...) morreram imensas pessoas com esta doença e morreram imensas pessoas também com outras doenças, ou por causa de outras doenças tendo esta doença", disse. Conta que numa das últimas urgências que fez em janeiro, com o serviço lotado de gente que se acumulava, sem a possibilidade de qualquer privacidade para ver o doente e sem tempo sequer para o observar, um doente que esperava há dias sentado numa cadeira pediu para ter alta, à sua responsabilidade.

Com a certeza de que se o doente fosse para casa o desfecho poderia ser dramático, José Poças contou que, à falta de sucesso com argumentos lógicos e racionais, lhe perguntou se tinha filhos, pedindo-lhe para ligar a um deles.

"É um exemplo daquilo que é a intervenção que se pode ter no meio de uma confusão muito grande, em que nos sentimos impotentes para devotar o tempo que cada um daqueles doentes obviamente mereceria, mas temos a noção de que é impossível, que por serem muitos e por estarem em situações muito vulneráveis, e algumas mesmo muito graves", contou.

"Percebi que ele estava muito determinado (...). Percebi que talvez não fosse por exibir mais argumentos lógicos, porque uma pessoa naquelas circunstâncias obviamente age muito mais com o coração do que com a cabeça, como o povo costuma dizer, e até acho que é uma expressão feliz".

Confessou que, com a experiência conferida por mais de 30 anos de medicina, lhe pregou "uma rasteira". "Claro que os argumentos dos filhos foram muito melhores. Não sei a quem ligou, presumo que o resultado seria igual fosse para que filho ligasse, o mais velho ou o mais novo", considerou.

O certo é que o doente, depois do telefonema, entrou pelo gabinete dentro e lhe perguntou se poderia anular alta. "Eu perguntei porquê e ela disse-me que afinal tinha acabado de falar com o filho e que tinha decidido ficar. E ficou tranquilo".