5 Sentidos

No feriado vai cantar-se o fado no Baltazar Dias

None
Foto Mário André Pereira

No próximo dia 1 de Novembro (segunda-feira), o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, irá receber Filipe Passos, fadista madeirense, que integra o projecto ‘O Fado de Salão’.

Este concerto será dirigido por quatro músicos.

Filipe Passos, que será o vocalista, nasceu no Funchal onde frequentou o curso de piano no Conservatório de Música da Madeira entre 1995 e 1998, tendo-se destacado como solista em diversos projevtos como o ‘Pulso de Fado’, ‘O Fado de Salão’ e ‘Filipe Passos e Matriz Sonora’.

Miguel Marques será o baixista. O músico ingressou no primeiro curso de jazz ministrado na ilha da Madeira e tem vindo a estudar com nomes de referência do jazz nacional.

Nuno Nicolau, mestre em educação musical, que participou em vários projectos musicais e actuou nos Estados Unidos da América, será o pianista.

O violoncelo ficará a cargo de Mikolaj Lewkovicz será o violoncelista, mestre em Belas-Artes, que actualmente é violoncelista na Orquestra Clássica da Madeira e no Ensemble XXI.

José Manuel Neto junta-se ao grupo como músico convidado para ‘O Fado de Salão’. Nasceu em Lisboa no dia 29 de Outubro de 1972 e começou a tocar guitarra com apenas 15 anos de idade. Destaca-se entre os jovens intérpretes como um dos instrumentistas mais requisitados no acompanhamento de fadistas em espetáculos e em gravações de discos.

De realçar que ‘O Fado de Salão’ é uma iniciativa que visa contribuir para a divulgação e promoção da poesia portuguesa, interpretada por grandes compositores, colocando em evidência o ambiente fadista no contexto de um projeto de revivalismo da Lisboa oitocentista. Este projecto pretende ainda recuperar a singularidade da cultura urbana popular que subiu aos salões da nobreza em sintonia com alguns instrumentos, como o piano, a flauta transversal, o violoncelo, a harpa e o baixo.