Coronavírus País

Açores com 71 novos casos, 68 dos quais na ilha de São Miguel

None
Foto Shutterstock

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 71 novos casos positivos de covid-19, sendo 68 em S. Miguel e três na Terceira, existindo atualmente na Região 720 casos positivos ativos.

A informação consta do boletim diário de hoje da Autoridade de Saúde dos Açores na qual informa que foram realizadas nas últimas 24 horas "1.161 análises nos laboratórios de referência da Região, bem como de um número indeterminado realizado em laboratórios privados".

Nas últimas 24 horas ocorreram duas recuperações: uma na Terceira, na Praia da Vitória e outra nas Flores, em Santa Cruz.

Estão atualmente internadas nos Açores 21 pessoas, 18 das quais em São Miguel, no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (cinco em Unidade de Cuidados Intensivos - UCI) e três na Terceira, no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo (dois dos quais em UCI).

A Autoridade de Saúde açoriana esclarece ainda que "atendendo à situação de transmissão comunitária registada na Terceira e São Miguel, deixam de ser elencadas" no boletim diário "as cadeias de transmissão local referentes a estas ilhas".

Nas restantes ilhas, estão ativas duas cadeias de transmissão uma em São Jorge e outra no Faial.

Já foram extintas até hoje na Região "193 cadeias de transmissão" da doença, de acordo com a Autoridade de Saúde Regional.

Existem nos Açores 720 casos positivos ativos na Região, sendo 669 em São Miguel, 46 na Terceira, três no Faial e dois nas Flores.

Foram detetados até hoje no arquipélago 2.561 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 óbitos e 1.724 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.701 pessoas dos 476.187 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu