Madeira

IPMA instala estação meteorológica automática no Serviço Regional de Protecção Civil

Equipamento colocado na Cancela reforça rede com 22 estações de observação na Região

None

Há mais uma estação meteorológica automática a reforçar a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, no Arquipélago da Madeira. Instalada no Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC), na Cancela, o novo equipamento eleva para 22 o total de estações meteorológicas da rede do IPMA na Região, sendo que na ilha da Madeira passa a estar dotada de 20 estações – dispersas por todos os concelhos, excepção apenas ao da Ribeira Brava -, uma em Porto Santo (aeroporto) e outra na Selvagem Grande.

Equipada com aparelhos destinados a registar e a medir diferentes condições atmosféricas, a mais recente estação meteorológica está dotada de termómetro (temperatura), higrómetro (humidade relativa do ar) e pluviómetro (precipitação), que são registados a 1,5 metros de altura, e de anemómetro (rumo e intensidade do vento), registado a 10 metros de altura.

A nova estação meteorológica Cancela – SRPC é a ‘prenda de Natal’ do IPMA na Região, Instituto que nos últimos anos tem vindo a reforçar a rede de observação meteorológica.

Fechar Menu