Madeira

Videovigilância no Funchal é "salto tecnológico" para a segurança pública

A medida carece da aprovação da Administração Interna e da Comissão Nacional de Proteção de Dados

None

A Câmara Municipal do Funchal e a Polícia de Segurança Pública assinaram, esta manhã, um protocolo com vista à instalação de um sistema de videovigilância CCTV na baixa do Funchal.

O Comandante do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública, Superintendente Luís Simões, disse que, há muito, que defende este “salto tecnológico” da Polícia de Segurança Pública. Sendo que, na Região, há uma série de melhorias em curso, nomeadamente a vinda de novos rádios emissores/recetores, o Centro de Comando e Controlo, que vai incluir a georreferenciação dos meios policiais, entre outras. O comandante precisou que em outros locais onde o sistema já está implementado tem havido uma diminuição da criminalidade.

Miguel Gouveia, presidente da autarquia do Funchal, acredita a parte mais burocrática desde sistema de videovigilância CCTV já passou, pelo que a ideia é que, no início do primeiro semestre de 2021, o projecto vá para o terreno. Há abertura do Ministério da Administração Interna e da parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados importa referir que o sistema não é único no país, bem como que a medida está devidamente fundamentada.

Fechar Menu