>
Madeira

Bares a fechar e PSP a multar e rebocar carros no Funchal

A Polícia de Segurança Pública (PSP) ordenou o encerramento de pelo menos dois bares, no Funchal, e rebocou diversas viaturas estacionadas em paragens de autocarro na Avenida do Mar. Multas de trânsito por estacionamento irregular também foram aplicadas em carros estacionados perto da Zona Velha da cidade

None

O presidente do Governo Regional já tinha avisado que solicitou, junto das forças de segurança, uma fiscalização acrescida à noite madeirense, precisamente porque existiam alguns espaços a esticar a corda. Que não estavam a cumprir com as regras decretadas pelas autoridades de saúde. Ao final da noite de sábado e já durante esta madrugada, no Funchal, as palavras de Miguel Albuquerque foram bem perceptíveis.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) mobilizou diversos agentes para o terreno ao longo da última noite, que começaram por multar diversos veículos nas imediações da Zona Velha da cidade do Funchal, mais concretamente na Rua Bela de São Tiago. Em causa estarão infracções por estacionamento irregular ao longo desta artéria.

Já para quem estacionou em qualquer uma das paragens de autocarros, na Avenida do Mar, viu-se confrontado com outra realidade. A PSP destacou agentes para rebocar diversos veículos estacionados nestes pontos, enquanto outros fiscalizaram bares e restaurantes na baixa.

Na Rua das Fontes, onde pela meia-noite existia um grande aglomerado de pessoas a consumir na via pública - o que não é permitido, por lei, na Madeira - tudo se transfigurou num ápice. Os polícias chegaram, fizeram o seu papel pedagógico, anotaram incumprimentos e abordaram o proprietário de um dos espaços ali localizados, que foi obrigado a fechar mais cedo a porta.

E voltando à Zona Velha, nomeadamente à Rua de Santa Maria, um dos estabelecimentos mais conhecidos da movida nocturna, a Venda Velha, acabou também por encerrar mais cedo num sábado à noite, pelas 00h30. Quem deu conta disso mesmo foi o administrador do Grupo Café do Teatro, Dário Silva, na sua conta pessoal de Facebook.

Isto é absolutamente vergonhoso! Pergunto ao secretário da Economia o que é esta palhaçada! Este é o primeiro governo de coligação da Madeira e irá ficar na história como o maior a nível de desemprego e falências! Não queremos injustiças! Dário Silva, administrador do Grupo Café do Teatro

"Zona Velha neste momento são 00h30 e a PSP mandou encerrar a Venda Velha. Isto é absolutamente vergonhoso! Pergunto ao secretário da Economia o que é esta palhaçada! Este é o primeiro governo de coligação da Madeira e irá ficar na história como o maior a nível de desemprego e falências! Não queremos injustiças! Apenas queremos sobreviver e igualdade... queremos apenas trabalhar e salvar postos de trabalho!", lamentou.

O que é que está definido nesta situações?

Sabe-se que nos casos em que a PSP constate o incumprimento das obrigações previstas na resolução do Governo Regional, esta força de segurança elaborará o respectivo auto de contraordenação ao infractor, podendo socorrer-se das medidas previstas: encerramento provisório do estabelecimento e da cessação de actividades, bem como determinar a dispersão dos aglomerados, sem prejuízo da eventual prática do crime de desobediência, procedendo à detenção do infractor em caso de resistência ou violação reiterada do cumprimento das normas.

PSP vai intensificar acções de fiscalização em bares e restaurantes na Madeira

Na sequência da resolução do Governo Regional, que implica a proibição de beber álcool na via pública, o Comando Regional da PSP da Madeira esclarece, em nota enviada à imprensa, que intensificará as acções de fiscalização, "reafirmando assim o seu compromisso em fazer cumprir todas as normas legais e sanitárias que visem a prevenção do contágio epidemiológico do covid-19" na Região.

Recorde-se que está determinada, na Madeira, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e nas vias públicas durante todo o dia, exceptuando-se apenas os espaços exteriores dos estabelecimentos de restauração e bebidas que estejam licenciados para esse mesmo efeito, de acordo com a lotação licenciada. Para além disso, deverão evitar a concentração de pessoas à entrada dos referidos estabelecimentos, os quais deverão cumprir os limites de lotação, desde que salvaguardadas as distâncias de segurança sanitária.

Inquérito

Que dizer da actuação policial na noite madeirense?

Escolha uma opção
  • Limitou-se a cumprir ordens do governo
  • Viola o que está consagrado na lei, pois o fecho dos bares é às duas da manhã
  • É acertada e deve continuar
  • Dá cabo do negócio e gera desemprego
  • Convite à realização de festas ilegais
Enviar opinião

Empresários queixaram-se do Rali da Calheta durante a tarde

Alguns dos empresários ligados à noite cá do arquipélago, e não só, insurgiram-se ontem nas redes sociais à conta do Rali da Calheta. Não propriamente da prova que marcou o arranque do Campeonato Regional, mas dos ajuntamentos que se vislumbraram.

Uma imagem, que foi partilhada por centenas de internautas, mostrava vários adeptos da força motriz na Costa Oeste da ilha e o retrato quase que se serviu para exteriorizar alguns comentários depreciativos em relação ao comportamento do público, que não cumpriu com o devido distanciamento.

Miguel Nunes vence Rali da Calheta

Piloto madeirense vence por 2,5 décimas de segundo para Pedro Paixão

Fechar Menu