Madeira

Estratégia e investimento da ARM comprometidos pela dívida da Câmara do Funchal

None

O Grupo Parlamentar do PSD considera que há um estrangulamento financeiro da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), devido à dívida da Câmara Municipal do Funchal, que põe em causa os investimentos da empresa pública.

Isso mesmo ficou demonstrado na audição realizada na última quarta-feira ao presidente da ARM, conforme salientou o deputado Nuno Maciel, numa conferência de imprensa junto à CMF.

O deputado referiu que, nesta audição, requerida pelo Grupo Parlamentar do PSD, comprovou-se o "bullying financeiro" por parte da Câmara Municipal do Funchal, principal cliente da ARM, que acumula uma dívida de mais de 28 milhões de euros.

Nuno Maciel salientou que a sustentabilidade financeira e a estratégia desenhada para o período da concessão deste serviço público regional estão em causa e quando se põe em causa estas questões, pomos em causa todos os investimentos previstos para o futuro dos 11 municípios da Região, quer sejam ao nível da captação de água em alta, da canalização e otimização da água de rega ou da gestão dos resíduos sólidos.

O deputado considera que esta é uma situação que deve ser denunciada, pois estamos perante um município que é intransigente na cobrança aos funchalenses, se necessário impõe coimas e juros, mas não paga à ARM, lucrando indevidamente mais de 18M€, com esta manobra financeira.

"Este já não é um problema do Funchal, é uma problema da Madeira", afirmou Nuno Maciel, sublinhando que não pode uma gestão municipal pôr em causa o serviço público de águas e resíduos em toda a Região, não pode condicionar todos os madeirenses e não é admissível que a atitude de um Município mau pagador afete o desenvolvimento dos restantes concelhos. "São investimentos importantes para a qualidade de vida de todos os madeirenses sejam eles residentes em Câmara de Lobos, em Santana, no Porto Moniz, em São Vicente, na Calheta ou no Porto Santo", disse.

Fechar Menu