Coronavírus Mundo

Irão atinge novo recorde de casos diários e avança com mais restrições

None

O Irão registou um novo recorde diário de casos de covid-19, ao notificar 10.463 novas infeções nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades iranianas, que anunciaram, entretanto, mais restrições para conter a progressão do novo coronavírus.

O Ministério da Saúde iraniano confirmou igualmente o registo de 458 óbitos nas últimas 24 horas, menos uma vítima mortal em relação aos indicadores do dia anterior.

O Irão é o país do Médio Oriente mais afetado pela atual pandemia.

Desde o anúncio dos primeiros casos de infeção, em fevereiro, o país contabiliza um total de 692.949 pessoas infetadas e 38.749 vítimas mortais.

Apesar destes indicadores serem oficiais, as próprias autoridades iranianas consideram que estes números estão subestimados.

Um total de 5.584 doentes encontra-se atualmente em estado crítico em unidades de cuidados intensivos em vários hospitais do país, que, até à data, já realizou mais de cinco milhões de testes de diagnóstico.

Perante tais indicadores, o Irão decretou hoje novas limitações de horário para o funcionamento de várias atividades consideradas como não essenciais nas grandes cidades do país, nomeadamente hotéis, restaurantes, cafés, centros comerciais, lojas de roupa ou clubes desportivos.

Estas novas medidas, que estarão em vigor pelo menos durante um mês, implicam o encerramento destas atividades a partir das 18:00 hora local.

Só podem permanecer abertas até à noite atividades que são classificadas como essenciais, é o caso dos supermercados, postos de gasolina, centros de saúde, farmácias, lojas de ferragens e oficinas de carros e de reparação de eletrodomésticos.

Ainda no âmbito da estratégia para travar a progressão desta segunda vaga da covid-19, o Ministério da Saúde iraniano enviou esta semana uma mensagem via telemóvel aos iranianos a apelar ao cumprimento das recomendações feitas pelas autoridades: permanecer em casa, evitar locais sobrelotados, usar máscara de proteção individual e respeitar o distanciamento físico.

O uso de máscara já é obrigatório na capital do país, Teerão, e em outras grandes cidades da República Islâmica, onde escolas, centros culturais e mesquitas estão encerradas há várias semanas.

Outra restrição que está a ser equacionada pelas autoridades é impor uma limitação para a circulação de veículos, que poderá passar pela proibição da circulação de transportes públicos a partir das 20:00 hora local e de veículos particulares uma hora depois.

A pandemia da doença covid-19 já provocou pelo menos 1.255.803 mortos e mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu